Mais de duas tonelados de drogas são incineradas pela Polícia Civil do Ceará

Dentre os entorpecentes que foram destruídos, estavam mais de 1.560 kg de maconha e quase 300 kg de cocaína

10:38 | Jun. 28, 2024

Por: Dayanne Borges
Drogas incineradas foram apreendidas desde 2018 (foto: Divulgação/ Polícia Civil )

A Polícia Civil do Ceará (PC-CE) incinerou mais de duas toneladas de drogas na manhã desta sexta-feira, 28. As substâncias ilícitas foram apreendidas em ações policiais desde 2018. Dentre os entorpecentes que foram destruídos, estavam mais de 1.560 quilos (kg)  de maconha e quase 300 kg de cocaína. A queima do material aconteceu em uma cerâmica situada em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza.

“Essas drogas foram apreendidas nos últimos sete anos em procedimentos policiais gerados em delegacias pertencentes a diversas delegacias. O recolhimento dessas drogas acontece a partir de procedimentos e inquéritos policiais”, explica Adriano Félix, titular da Delegacia de Narcóticos (Denarc).  

O trâmite para a incineração de drogas envolve autorização judicial. “A droga precisa ser periciada e depois possuir a autorização judicial, só com isso realizamos o esquema de segurança para fazer a incineração de entorpecentes.”

A apreensão e incineração dessas drogas reforça o compromisso das Forças de Segurança no combate ao tráfico de drogas, segundo ele. “A retirada dessa droga é um ganho porque é um ganho a saúde pública e também deixa de abastecer o banco financeiro das organizações criminosas”, destaca o delegado.