Prefeitura de Aquiraz retoma coleta de lixo após cinco dias sem serviço

Câmara Municipal aprovou, nessa quarta-feira, 17, a abertura de crédito suplementar na Prefeitura para bancar a coleta de lixo, transporte público gratuito e troca de lâmpadas

23:10 | Ago. 18, 2022

Por: Mirla Nobre
O município de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), passou cinco dias sem serviços de coleta de lixo, iluminação pública e transporte publico (foto: Aurelio Alves)

Os serviços de coleta de lixo e transporte público do município de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), foram retomados na noite dessa quarta-feira, 17, pela gestão municipal. As medidas retomaram após cinco dias de paralisação dos serviçosembate entre o prefeito do município, Bruno Gonçalves (PL), e um grupo de vereadores de oposição, conhecido como G9.

A retomada dos serviços pela gestão municipal foi possível após a Câmara Municipal de Aquiraz aprovar, nessa quarta-feira, 17, a abertura de crédito suplementar na Prefeitura para bancar a coleta de lixo, transporte público gratuito, além da troca de lâmpadas, que estavam suspensas desde a última sexta-feira, 12.

Em publicação nas redes sociais, nessa quarta-feira, 17, Bruno Gonçalves comentou sobre a retomada. “Os serviços voltam a normalidade, a coleta de lixo, obra de iluminação pública e nosso TGA (Ônibus de graça). Quero agradecer a toda população de Aquiraz por ter ficado do nosso lado, pelas mensagens de carinho e apoio. Tem sido difícil pra mim nesses últimos dias. Lutei muito para manter essa cidade limpa”, disse o prefeito.

Ainda na publicação, o gestor municipal agradeceu aos vereadores que aprovaram a matéria para que os serviços pudessem voltar à normalidade e comentou sobre o embate entre as gestões. “Não vale a pena esse embate, essa discussão, essa implicância. Essa lição tem que ser aprendida pelos vereadores e por mim”, pontuou.

Também por meio de publicação nas redes sociais, o presidente da Câmara dos Vereadores, o vereador Jair Silva (PP), lamentou o episódio. 

"Lamento profundamente o transtorno que a população passou em uma decisão equivocada da prefeitura de suspender os serviços sem existir inadimplência com as empresas”, disse Jair.

O vereador também informou que a prefeitura protocolou os documentos requisitados para análise apenas nessa quarta-feira, 17.

Após o documento requisitado ser enviado para apreciação dos vereadores, a dotação orçamentária foi aprovada, possibilitando o pagamento às empresas prestadoras de serviço durante a sessão extraordinária realizada nessa quarta-feira.

Embate

O embate começou quando o perfil oficial da Prefeitura de Aquiraz publicou, no Instagram, um texto no qual afirma que o transporte público gratuito, a coleta de lixo e a iluminação pública serão interrompidos a partir do dia 12 de agosto, última sexta-feira.

Em seguida, o grupo de vereadores de oposição também emitiu um comunicado. No texto, eles rebatem os argumentos do prefeito. O prefeito Bruno Gonçalves informou que os serviços seriam interrompidos porque a Câmara Municipal não aprovou a verba destinada a estas ações no orçamento da cidade.

Ainda segundo ele, a Prefeitura está “com as finanças equilibradas e com recursos em caixa”, esperando apenas a permissão do Legislativo. Os vereadores, por sua vez, argumentam que o orçamento informado para os serviços não está completo e com o detalhamento necessário.

Os vereadores, por sua vez, dizem ainda que houve desvio de recursos, por parte do Executivo, e as verbas que deveriam custear as atividades foram empregadas em outras ações da Prefeitura. (Colaborou Bemfica de Oliva)