Em Aquiraz, barreiras impedem desde ônibus fretados, carros com mais de 5 pessoas ou quem não resida no município

Cerca de 30 veículos já haviam sido barrados, segundo o Demutran local. A vistoria era feita veículo a veículo, com estreitamento da faixa de circulação para a abordagem dos agentes

15:31 | Fev. 13, 2021

Por: Cláudio Ribeiro
Longo engarrafamento na CE-025, formado no local da barreira sanitária, para quem tentava acesso à região do Porto das Dunas (foto: aurélio alves)

Nas estradas de acesso às praias do município de Aquiraz, como Porto das Dunas, Prainha e Presídio, na Região Metropolitana de Fortaleza, as barreiras sanitárias montadas para conter a circulação de pessoas durante os dias de Carnaval estão sendo bastante rigorosas. As operações de fiscalização estão impedindo de chegar a um destino local desde ônibus fretados a minifurgões ou motoristas que não comprovem a necessidade do deslocamento ou que não residam na região. 

"Só estamos liberando quem vai a supermercados, hospitais ou quem está fazendo entrega de alimentos. E vamos ficar nessa intensiva até quarta-feira", confirmou Anderson Miranda, diretor de educação de trânsito do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). O mesmo valia para quem tentava alcançar as praias do Batoque, Barro Preto, Iguape e a cidade de Pindoretama pelo mesmo trajeto.

Cerca de 30 veículos já haviam sido barrados, segundo o agente. As blitze começaram ainda na sexta-feira, conforme estabelecido no decreto estadual. "Não estamos permitindo passar nenhum carro com mais de cinco pessoas nem ônibus fretados ou Doblós. E todos têm que estar com comprovante de residência. Quem está hospedado na rede hoteleira tem que mostrar a reserva", acrescentou, durante uma das barreiras montadas na estrada de acesso ao Porto das Dunas. 

Diante da inspeção detalhada de documentos e das motivações dos motoristas sobre os deslocamentos, o engarrafamento na CE-025 estava bastante extenso nas proximidades da entrada para o Beach Park. A vistoria era feita veículo a veículo, com estreitamento da faixa de circulação para a abordagem dos agentes. Os parques aquáticos estão proibidos de funcionar nestes dias de Carnaval. 

Uma viatura picape do Demutran de Aquiraz também fazia inspeção na faixa de praia, para evitar a aglomeração de banhistas e possível circulação de veículos 4 x 4.

Nas barreiras estão presentes agentes do Demutran, Polícia Rodoviária Estadual, Cavalaria da PM, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Guarda Municipal de Aquiraz.

Com informações da repórter Ana Rute Ramires