Cearenses siamesas unidas pela cabeça passarão por cirurgia de separação
As irmãs Ysablle e Ysadora, de Patacas, distrito de Aquiraz, passarão por quatro cirurgias a cada quatro meses até que seja feita a separação totalAs cirurgias serão feitas a cada quatro meses após a recuperação da anterior. Os pais, Débora de Freitas, 27 anos, e Diego de Freitas Santos, 28 anos, e as irmãs, Ysabelle e Ysadora estão sendo assistidas pelo diretor do departamento de atenção à saúde do HC, Antonio Pazin Filho.
[QUOTE1]
A equipe médica é comandada pelo neurocirurgião Hélio Rubens Machado, que possui 44 anos de experiência. Para avaliar se era possível realizar o procedimento, ele contou com a ajuda do neurocirurgião americano James Goodrich, do Montefiore Medical Center de Nova York, que já realizou 20 cirurgias similares com sucesso.
Seja assinante O POVO+
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.
Assine
Ambos constataram, após série de exames, que elas estavam aptas a fazer as cirurgias. Com a tecnologia como aliada, o crânio e o cérebro das meninas foram projetados em molde de acrílico tridimensional, produzido nos EUA. Em entrevista à Folha, Hélio explicou que a prótese reproduz como é cada veia e artéria dos órgãos das gêmeas, recurso que facilita identificar o que pode ou não ser mexido.
Equipe de 30 pessoas esteve envolvida no planejamento dos procedimentos durante um ano. Estimada em US$ 2,5 milhões na rede privada dos EUA, a cirurgia será custeada pela Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), pela Faculdade de Medicina de São Paulo e pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão.
Redação O POVO Online
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente