Participamos do

Professores cearenses criam canal para ensinar ciência de maneira divertida

Nivanildo de Sousa Mangueira e João ítalo do Reis levaram ao Youtube a metodologia que faz sucesso em Antonina do Norte e em Assaré: experimentos e bom humor
13:09 | Fev. 11, 2016
Autor Lucas Barbosa
Foto do autor
Lucas Barbosa Repórter do caderno de Cidades
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

As ciências naturais trazem conceitos de difícil assimilação para muitos alunos do ensino básico. Pensando em fixar melhor o assunto, os professores Nivanildo de Sousa Mangueira, que ensina química, e João ítalo do Reis, físico, além de explanar a parte teórica, costumam apresentar experimentos em sala. Com o método, a dupla fez sucesso na Escola de Ensino Fundamental e Médio Antônio Mota, em Antonina do Norte (Região Centro-Sul do Estado).

Agora, os professores levam à internet a fórmula bem-humorada de ensinar. A dupla estreou nesta quarta-feira, 10, o canal "Ciência sem Pareia" no site Youtube. No primeiro vídeo, a dupla explicou conceitos como energia potencial e energia cinética, através da brincadeira conhecida como lata mágica. Veja abaixo:
[VIDEO1]
A maneira lúdica de ensinar é marca registrada dos professores desde que passaram a lecionar, em meados de 2010. Até 2013, aproximadamente, a dupla mantinha o projeto "Isso é Física", em que faziam vídeos nos mesmos moldes do "Ciência sem Pareia". No entanto, as imagens não eram compartilhadas na internet, somente na escola. O projeto acabou sendo descontinuado com a ida de Nivanildo para a Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Antônia Nedina Onofre de Paiva, em Assaré (a 19km de Antonina do Norte).

Neste ano, Ítalo e Nivanildo voltaram com a iniciativa, incentivados pela direção da Escola Antônio Mota, por amigos e ex-alunos. Um destes, Wellington Freitas, de 17 anos, ofereceu-se para filmar as aulas. Ele que, como ex-aluno, é um dos atestantes da eficácia do método. "Eles são professores que não dão aula chata, que dá cansaço, sono. Eles despertam na brincadeira a atenção do aluno, desviando a atenção das conversas", defende Wellington.

"Ter uma experiência para comprovar [a parte teórica] causa uma fixação melhor do conteúdo", diz Ítalo. Uma abordagem "sistemática", sem a irreverência, poderia levar a uma monotonia, "como em toda área da vida, afirma Ítalo. "Quando você mostra de maneira dinâmica, lúdica, tanto o aluno capta mais rápido, quanto ele cria uma aproximação com o assunto", completa Nivanildo. Para ele, os vídeos não servirão apenas para os alunos, mas também para a inspiração de professores. O objetivo agora é levar a metodologias a outras escolas da região, garante Nivanildo.

Saiba mais:
Os professores planejavam uma periodicidade quinzenal na publicação de vídeo, mas o enorme sucesso tido na região os faz publicar a próxima filmagem em um tempo menor. No próximo episódio, Ítalo e Nivanildo falarão sobre eletricidade, mostrando como acender uma lâmpada na mão.

 

Redação O POVO Online

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente