Professores cearenses criam canal para ensinar ciência de maneira divertida

Nivanildo de Sousa Mangueira e João ítalo do Reis levaram ao Youtube a metodologia que faz sucesso em Antonina do Norte e em Assaré: experimentos e bom humor

13:09 | Fev. 11, 2016

NULL (foto: )

As ciências naturais trazem conceitos de difícil assimilação para muitos alunos do ensino básico. Pensando em fixar melhor o assunto, os professores Nivanildo de Sousa Mangueira, que ensina química, e João ítalo do Reis, físico, além de explanar a parte teórica, costumam apresentar experimentos em sala. Com o método, a dupla fez sucesso na Escola de Ensino Fundamental e Médio Antônio Mota, em Antonina do Norte (Região Centro-Sul do Estado).

Agora, os professores levam à internet a fórmula bem-humorada de ensinar. A dupla estreou nesta quarta-feira, 10, o canal "Ciência sem Pareia" no site Youtube. No primeiro vídeo, a dupla explicou conceitos como energia potencial e energia cinética, através da brincadeira conhecida como lata mágica. Veja abaixo:
[VIDEO1]
A maneira lúdica de ensinar é marca registrada dos professores desde que passaram a lecionar, em meados de 2010. Até 2013, aproximadamente, a dupla mantinha o projeto "Isso é Física", em que faziam vídeos nos mesmos moldes do "Ciência sem Pareia". No entanto, as imagens não eram compartilhadas na internet, somente na escola. O projeto acabou sendo descontinuado com a ida de Nivanildo para a Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Antônia Nedina Onofre de Paiva, em Assaré (a 19km de Antonina do Norte).

Neste ano, Ítalo e Nivanildo voltaram com a iniciativa, incentivados pela direção da Escola Antônio Mota, por amigos e ex-alunos. Um destes, Wellington Freitas, de 17 anos, ofereceu-se para filmar as aulas. Ele que, como ex-aluno, é um dos atestantes da eficácia do método. "Eles são professores que não dão aula chata, que dá cansaço, sono. Eles despertam na brincadeira a atenção do aluno, desviando a atenção das conversas", defende Wellington.

"Ter uma experiência para comprovar [a parte teórica] causa uma fixação melhor do conteúdo", diz Ítalo. Uma abordagem "sistemática", sem a irreverência, poderia levar a uma monotonia, "como em toda área da vida, afirma Ítalo. "Quando você mostra de maneira dinâmica, lúdica, tanto o aluno capta mais rápido, quanto ele cria uma aproximação com o assunto", completa Nivanildo. Para ele, os vídeos não servirão apenas para os alunos, mas também para a inspiração de professores. O objetivo agora é levar a metodologias a outras escolas da região, garante Nivanildo.

Saiba mais:
Os professores planejavam uma periodicidade quinzenal na publicação de vídeo, mas o enorme sucesso tido na região os faz publicar a próxima filmagem em um tempo menor. No próximo episódio, Ítalo e Nivanildo falarão sobre eletricidade, mostrando como acender uma lâmpada na mão.

 

Redação O POVO Online