21 cidades do Ceará só possuem abastecimento de água até o fim de janeiro
Outros 18 municípios têm fornecimento assegurado até fevereiroVinte e um municípios cearenses só possuem abastecimento de água até o próximo dia 31, de acordo com o balanço apresentado pelo Grupo de Contingência do Governo do Estado. Mesmo com o prognóstico positivo para quadra chuvosa (fevereiro a maio), outras 18 cidades contam com fornecimento assegurado até fevereiro.
[FOTO1]
De acordo com os dados apresentados, 39 municípios chegaram em janeiro com situação de criticidade considerada alta ou média, e o abastecimento está sendo realizado em regime de contingência.
Outras 105 cidades, mais as nove abastecidas pelo sistema integrado da Região Metropolitana de Fortaleza, estão sem risco de desabastecimento ou operando a partir de ações decididas pelo Grupo de Contigência. O Governo tem implementado ações emergenciais, como instalações de poços e a busca por fontes alternativas de abastecimento.
[SAIBAMAIS]
Construção de Adutoras de Montagem Rápida (AMRs), utilização de ponteiras de rebaixamento de lençol freático - com a finalidade de captar toda a água disponível para tratamento e distribuição -, e o fornecimento de água tratada por meio de carros-pipa são outras medidas emergenciais tomada pelo Grupo de Contigência.
Por meio de nota, a Cagece informou que tem “priorizado as ações de emergência com o intuito de prolongar a vida útil das fontes de abastecimento dos 21 municípios em estado de alta criticidade.”
Municípios em situação de alta criticidade
Alto Santo
Araripe
Baixio
Boa Viagem
Campos Sales
Cariús
Catarina
Deputado Irapuan Pinheiro
Independência
Ipaporanga
Ipaumirim
Itapiúna
Jucás
Milhã
Mombaça
Monsenhor Tabosa
Pedra Branca
Pereiro
Potiretama
Solonópole
Umari
Redação O POVO Online
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente