Universidade do Vale do Acaraú está com inscrições abertas para vestibular de 2024
Ao todo, estão sendo ofertadas 1.140 vagas para cursos de graduação, divididos entre os campi de quatro municípios cearensesAs inscrições para o vestibular 2024.1 da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) estão abertas até a próxima terça-feira, 31. Considerado o maior vestibular da história da Universidade, serão ofertadas 1.140 vagas em cursos de graduação, que se dividem entre os campi de Sobral, São Benedito, Camocim e Acaraú. Os interessados podem se inscrever pelo site da instituição.
A avaliação constará da Prova de Conhecimentos Gerais, Prova de Conhecimentos Específicos e Prova de Redação, a serem aplicadas no dia 26 de novembro de 2023. De acordo com o Governo do Estado, todas as informações atualizadas sobre o andamento do processo seletivo estão sendo divulgadas no site do vestibular, acessando a opção Processo Seletivo 2024.1.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Das 1.140 vagas em cursos de graduação, 860 destinam-se aos cursos que funcionam em Sobral; 120 vagas aos cursos que funcionam em São Benedito; 80 vagas para os cursos de graduação que funcionarão em Camocim; e 80 vagas para os cursos que passarão a funcionar no novo campus de Acaraú.
As vagas do Vestibular 2024.1 já contemplam os cursos que passarão a funcionar nos novos campi da UVA, nos municípios de Camocim e Acaraú. Ainda segundo o Governo, a obra do campus Camocim já alcançou 50% dos serviços executados, com previsão de entrega para o primeiro semestre de 2024, onde inicialmente serão ofertados os cursos Ciências Contábeis e Engenharia de Pesca, com 40 vagas para cada curso.
No campus Acaraú, cuja construção teve início em julho, inicialmente serão ofertados os cursos de Pedagogia e Agronomia, também com 40 vagas para cada curso.
Também no campus Ibiapaba, que funciona desde 2021 com os cursos de Administração e Pedagogia, a UVA passará a ofertar um novo curso, Agronomia, disponibilizando 40 vagas pelo Vestibular 2024.1.
Vagas para candidatos cotistas
Metade das vagas do Processo Seletivo é reservada para o Sistema de Cotas, conforme a Lei Estadual nº 16.197, de 17 de janeiro de 2017.
As vagas para cotas são distribuídas entre os candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e os candidatos que tiverem concluído os três anos do ensino médio em escolas públicas e que sejam economicamente carentes e oriundos de família com renda mensal igual ou inferior a um salário-mínimo e meio per capita.
A inclusão no Sistema de Cotas deverá ser solicitada no ato da inscrição no Vestibular, somente no período indicado no Cronograma de atividades, anexando a documentação comprobatória exigida no Edital.