Wally Menezes é reeleito ao cargo de reitor do IFCE
Representante foi escolhido em votação realizada na noite dessa quinta-feira, 17, devendo assumir cargo de 2025 a 2029
07:31 | Out. 18, 2024
Wally Menezes foi reeleito como reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Professor foi escolhido em votação feita pela comunidade acadêmica, na noite dessa quinta-feira, 17, e obteve 42,7% do total de votos. Ele vai assumir o cargo no período de 2025 a 2029.
Menezes concorria à reitoria ao lado de Joaquim Rufino Neto (que teve 10% dos votos) e Valmir Arruda de Sousa Neto (que ficou em segundo lugar, com 14,8%). Wally deve ser reconduzido ao posto em fevereiro de 2025, a depender da data de nomeação dele pelo Ministério da Educação (MEC).
Leia mais
A votação foi realizada no sistema de peso prioritário com participação de 1.262 docentes, 831 técnicos administrativos (TAEs) e 5.098 alunos. O pleito reuniu a comunidade acadêmica de 33 campi, da reitoria e do polo de inovação do IFCE através de votação online e presencial.
Na ocasião, também foram escolhidos os novos diretores-gerais de 30 campi da instituição, localizados em munícipios como Acaraú, Acopiara, Aracati, Baturité, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Caucaia e Cedro.
De acordo com nota divulgada pelo IFCE, "Wally é professor da entidade desde 2010, quando começou a lecionar no Departamento de Engenharia de Telecomunicações e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Telecomunicações (PPGET) do campus de Fortaleza, e já atuou em diversos s cargos de gestão no IFCE".
Ele é reitor do instituto desde 2021, atuando ainda como pesquisador do laboratório de Fotônica e Electromagnetismo aplicado/IFCE e colaborador do Laboratório de Telecomunicações e Ciência e Engenharia de Materiais (LOCEM/UFC).
Trajetória
Técnico em Telecomunicações pela antiga Escola Técnica Federal do Ceará (ETFCE), Wally é doutor em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Entrou no IFCE em 2010 como docente do Departamento de Engenharia de Telecomunicações e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Telecomunicações (PPGET) do campus de Fortaleza.
Desde então atuou como coordenador de cursos, coordenador de Inovação, coordenador de Pós-graduação. Também foi assessor da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, além de ocupar a reitoria do setor entre 2017 e 2020.