Com avisos de chuvas intensas, Ceará tem 90 cidades com precipitações
São Gonçalo do Amarante marcou o maior índice, com 61, 2 milímetros (mm). A redução da nebulosidade sugere tendência de extremos de temperatura sobre regiões do Centro-Sul do Estado, principalmente para esta sexta-feira, 25, com valores que podem chegar a 36 graus Celsius (°C)
Sob avisos de perigo para chuvas intensas emitidos pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) — até as 10 horas desta quinta-feira, 24 — Ceará tem 90 municípios com registro pluviométrico entre 7 horas de quarta-feira, 23, e 7 horas desta quinta.
SAIBA MAIS | Após avisos de chuvas intensas, Ceará tem mais de 130 municípios com precipitações
As precipitações concentram-se principalmente no Sertão Central e Inhamuns, Litoral do Pecém, Litoral de Fortaleza, Ibiapaba, Litoral Norte e Cariri. As informações são do balanço parcial da Funceme.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana da Capital, registrou o maior índice, com 61, 2 milímetros (mm).
Conforme dados da Fundação, as demais localidades foram Santa Quitéria (51 mm), Marco (48 mm), Santana do Acaraú (47, 4 mm), Maranguape (40 mm), Sobral (40 mm) e Fortaleza (39, 2 mm).
Para esta quinta, o cenário mais favorável às chuvas é apontado para o Centro-Norte do Estado, principalmente nas macrorregiões do Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém, litoral da Jaguaribana e Maciço de Baturité. No sul, a princípio, há alta possibilidade de chuva isolada.
Já para esta sexta-feira, 25, a previsão indica diminuição da nebulosidade. No entanto, ainda há previsão pluviométrica na faixa litorânea, e pontos isolados do Centro-Sul.
Com a diminuição da nebulosidade ao longo dos próximos dias, há tendência de extremos de temperatura sobre regiões do Centro-Sul do Estado, principalmente para esta sexta, com valores que podem chegar a 36 graus Celsius (°C).
Chuvas no Ceará
As chuvas previstas estão associadas ao avanço de áreas de instabilidade provenientes do Oceano Atlântico e do leste do Nordeste do Brasil, bem como à influência de fatores locais, como brisa, relevo e a interação entre temperatura e umidade.
A Zona de Convergência Intertropical (Zcit) — principal causa da quadra chuvosa — trata-se de uma faixa semi-permanente de nebulosidade, próxima à linha do Equador, formada pela convergência dos ventos alísios dos hemisférios Norte e Sul.
Essa interação provoca o levantamento de ar quente e úmido na região equatorial, favorecendo a formação de nuvens do tipo cumulonimbus.
Ainda, há presença de um cavado em superfície, que é uma região de alongamento de uma baixa pressão em superfície, não fechada, que facilita a instabilidade do ar e a formação de nuvens.
Saiba as temperaturas máximas do ar nas últimas 24 horas pela Funceme e pelo Inmet
- Máximas
35.0 °C: Limoeiro do Norte
34.3 °C: Jaguaruana
34.3 °C: Morada Nova
34.0 °C: Russas
33.3 °C: Alto Santo
- Mínimas
25.7 °C: Poranga
26.3 °C: São Benedito
29.6 °C: Crato
29.8 °C: Parambu
29.9 °C: Piquet Carneiro
10 maiores chuvas por posto do dia
- São Gonçalo Do Amarante (Posto: SANTO AMARO): 61, 2 mm
- Santa Quitéria (Posto: FAZENDA NÃO ME DEIXE): 51 mm
- São Gonçalo Do Amarante (Posto: SÃO GONÇALO DO AMARANTE): 48 mm
- Marco (Posto: PANACUÍ): 48 mm
- Santana Do Acaraú (Posto: SANTANA DO ACARAÚ): 47, 4 mm
- São Gonçalo Do Amarante (Posto: SIÚPE): 47 mm
- Santa Quitéria (Posto: SANTA QUITÉRIA): 45 mm
- Maranguape (Posto: VIÇOSA 01): 40 mm
- Sobral (Posto: AC. SOBRAL): 40 mm
- Fortaleza (Posto: CASTELÃO): 39, 2 mm
Atualizada às 12h25min.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente