PMCE mantém permanência disciplinar para policial feminina que fez vídeo lavando viatura

PMCE mantém permanência disciplinar para policial feminina que fez vídeo lavando viatura

A agente de segurança divulgou um vídeo mostrando o dia a dia como policial militar, com imagens dela lavando uma viatura policial.

A Polícia Militar do Ceará manteve a sanção administrativa imposta à soldado Mayara Kelly Mota Gomes da Silva, com dois dias de permanência disciplinar. Conforme apuração do O POVO, a decisão foi publicada no Boletim de Comando Geral (BCG) dessa terça-feira, 22.

A corporação atribuiu à Mayara transgressões disciplinares do Código Disciplinar da Polícia Militar do Ceará, relacionadas aos deveres éticos, que proíbe o militar estadual de solicitar ou provocar publicidade visando a própria promoção pessoal. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A policial é lotada no 1ª Companhia do 11º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e atua como influenciadora digital. Ela possui perfil nas redes sociais com milhares de seguidores. A agente de segurança divulgou um vídeo mostrando o dia a dia como policial militar, com imagens dela lavando uma viatura policial.

Em razão das divulgações a policial foi alvo de uma sindicância, que culminou na decisão de permanência. Houve o recurso, no entanto, a sanção foi mantida. 

A policial feminina tem o direito de  solicitar mais um recurso em um prazo de cinco dias a partir do conhecimento da decisão. 

Repercussão e divergências sobre sanção 

A decisão pela permanência disciplinar causou repercusão nacional e opiniões divergentes sobre o tipo de sanção aplicada e se realmente seria um caso de natureza grave.

Utilizando a página oficial do Instagram, a Associação dos Profissionais de Segurança (APS) se pronunciou afirmando que acompanha a sindicância e que a medida foi tomada como exposição não autorizada e infração de natureza grave. E pontuou que o vídeo não desrespeita a PMCE, mas valoriza o papel da mulher na corporação. 

Por outro lado, a PMCE divulgou uma nota na página oficial, após a repercussão do caso, informando que a sindicância que resultou na sanção apresentou ampla defesa e contraditório, além de prazo de recurso. E que tudo está previsto no Código Disciplinar da corporação. 

 

Entenda quais as transgressões atribuídas à policial feminina que fez publicou vídeo lavando viatura 

As transgressões disciplinares atribuída à policial feminina estão citadas na sindicância baseadas no Código Disciplinar da Polícia Militar do Estado do Ceará.

São citados dois artigos. O artigo 7 do Código Disciplinar da Polícia Militar do Ceará (PMCE), dos valores fundamentais, determinantes da moral militar estadual, dos incisos IV, a disciplina e o inciso V, o profissionalismo.

Além do artigo 8, que descreve os deveres éticos, emanados dos valores militares estaduais e que conduzem a atividade profissional sob o signo da retidão moral. 

Foram atribuídas à policial feminina o inciso XV, de zelar pelo bom nome da Instituição Militar e de seus componentes, aceitando seus valores e cumprindo seus deveres éticos e legais. E o inciso XXVIII, não solicitar publicidade ou provocá-lo visando a própria promoção pessoal.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar