CE: 3,2% da população vive em vias com sinalização para o trânsito de bicicletas
Índice é o terceiro maior do Brasil. Dado é apontado no Censo Demográfico 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que foi divulgado nesta quinta-feira, 17
Um total de 3,2% das pessoas que vivem no Ceará moram em vias com alguma sinalização para o trânsito de bicicletas, como ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas. Dado é apontado no Censo Demográfico 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que foi divulgado nesta quinta-feira, 17.
Pelo levantamento, o Estado aparece com o terceiro maior índice do Brasil. No entanto, o balanço destaca que de forma geral os percentuais das unidades federativas "foram significativamente baixos, revelando que a infraestrutura das vias no País ainda é muito direcionada para veículos automotores".
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Leia também: Ceará terá mais de 6 mil policiais por dia durante feriado da Semana Santa e Tiradentes
Os maiores índices no ranking nacional foram: Santa Catarina (5,2%), Distrito Federal (4,1%), Ceará (3,2%), Amapá (3,1%), Rio de Janeiro (2,5%), Espírito Santo (2,5%) e São Paulo (2,2%).
Levantamento também mostra dado por concentração urbana, que se classifica como arranjos populacionais acima de 100 mil habitantes ou a junção de municípios isolados de mesmo porte populacional.
Nessa categoria, Fortaleza aparece em sexto lugar, ao lado de Rio Claro (SP), com 5,5% dos moradores vivendo em vias com algum tipo de sinalização para o trânsito de bicicleta.
Existência de calçada ou passeio
O balanço também mostra que 85% das pessoas que moram no Ceará residem em ruas com existência de calçada ou passeio (parte da calçada reservada exclusivamente para pedestres).
No ranking nacional, o estado aparece em décimo, ficando atrás das unidades federativas: Distrito Federal (92,9%), Goiás (92,6%), São Paulo (91,6%), Minas Gerais (90,3%), Sergipe (90,3%), Paraná (88,1%), Rio Grande do Norte (86,7%), Alagoas (85,6%) e Paraíba (85,3%).