UFC conquista nota máxima no IGC do MEC pelo segundo ano consecutivo

UFC conquista nota máxima no IGC do MEC pelo segundo ano consecutivo

Universidade Federal do Ceará está entre as melhores do país segundo avaliação nacional do ensino superior, o Índice Geral de Cursos

A Universidade Federal do Ceará (UFC) alcançou, pelo segundo ano consecutivo, a nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC), um dos principais indicadores de qualidade da educação superior no Brasil.

O resultado foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), ligado ao Ministério da Educação (MEC), e faz parte dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior referentes ao ano de 2023.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

VEJA TAMBÉM | Ordem de serviço para obras do Campus Iracema e novo hospital da UFC será assinada em 16 de abril

No Ceará, a UFC foi a única instituição pública a obter a nota máxima, sendo acompanhada por apenas uma instituição privada do Estado. Com isso, o Ceará ficou na nona posição entre os estados com maior número de instituições com conceito máximo.

O IGC avalia o desempenho de instituições públicas e privadas com base em critérios como desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), infraestrutura, corpo docente, avaliação da pós-graduação e outros fatores.

Em todo o país, 2.101 instituições foram analisadas, mas apenas 66 conquistaram a nota máxima (5), representando apenas 3,2% do total. Entre as públicas, 33 alcançaram esse patamar, tendo a UFC entre elas.

Segundo o pró-reitor de Graduação da UFC, professor Davi Romero, o resultado reforça o padrão de excelência mantido pela instituição.

“Estamos muito satisfeitos com o desempenho geral. Dos 25 cursos avaliados, apenas quatro ficaram com nota 3, considerada regular. Isso nos ajuda a identificar onde precisamos concentrar esforços para melhorar ainda mais”, explicou.

UFC: quatro cursos ficaram entre os cinco melhores do Brasil 

Entre os cursos da UFC que se destacaram nacionalmente, quatro ficaram entre os cinco melhores do Brasil em suas respectivas áreas: Farmácia (2º lugar entre 590 cursos), Fisioterapia (2º de 711), Zootecnia (4º de 111) e Enfermagem (5º de 976). Todos esses cursos são ofertados no campus de Fortaleza.

Marcizo Viana, diretor da Divisão de Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (Copav), lembra que o IGC é calculado a partir de diversos indicadores, como os Conceitos Preliminares de Curso (CPC) e os dados da pós-graduação avaliados pela Capes.

“O ENADE tem papel central, pois além de medir o desempenho dos alunos, também considera a percepção deles sobre a estrutura da universidade”, disse.

Na edição 2023 do Enade, 9.812 cursos foram avaliados em todo o Brasil. Cursos das áreas de saúde e engenharias se destacaram, com as maiores médias observadas nas graduações em Medicina, Fisioterapia, Arquitetura e Engenharia Ambiental. Na UFC, os resultados obtidos indicam solidez tanto nos cursos tradicionais quanto nos mais recentes.

VEJA TAMBÉM | Maria da Penha recebe título de Doutora Honoris Causa da UFC 

Em 2024, o MEC redefiniu o foco do Enade para avaliar prioritariamente cursos de formação de professores, o chamado "Enade das Licenciaturas". Na UFC, 25 cursos de licenciatura participaram dessa nova edição, cujo resultado será divulgado em 2025.

Para o reitor Custódio Almeida, a conquista reflete o compromisso institucional com a educação de qualidade.

“É motivo de orgulho. A UFC representa o talento e o esforço do povo cearense e se consolida como uma universidade de excelência. Isso atrai mais projetos, parcerias, investimentos em pesquisa e amplia nossa presença no cenário nacional e internacional”, destacou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar