UFC conquista nota máxima no IGC do MEC pelo segundo ano consecutivo
Universidade Federal do Ceará está entre as melhores do país segundo avaliação nacional do ensino superior, o Índice Geral de Cursos
A Universidade Federal do Ceará (UFC) alcançou, pelo segundo ano consecutivo, a nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC), um dos principais indicadores de qualidade da educação superior no Brasil.
O resultado foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), ligado ao Ministério da Educação (MEC), e faz parte dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior referentes ao ano de 2023.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
VEJA TAMBÉM | Ordem de serviço para obras do Campus Iracema e novo hospital da UFC será assinada em 16 de abril
No Ceará, a UFC foi a única instituição pública a obter a nota máxima, sendo acompanhada por apenas uma instituição privada do Estado. Com isso, o Ceará ficou na nona posição entre os estados com maior número de instituições com conceito máximo.
O IGC avalia o desempenho de instituições públicas e privadas com base em critérios como desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), infraestrutura, corpo docente, avaliação da pós-graduação e outros fatores.
Em todo o país, 2.101 instituições foram analisadas, mas apenas 66 conquistaram a nota máxima (5), representando apenas 3,2% do total. Entre as públicas, 33 alcançaram esse patamar, tendo a UFC entre elas.
Segundo o pró-reitor de Graduação da UFC, professor Davi Romero, o resultado reforça o padrão de excelência mantido pela instituição.
“Estamos muito satisfeitos com o desempenho geral. Dos 25 cursos avaliados, apenas quatro ficaram com nota 3, considerada regular. Isso nos ajuda a identificar onde precisamos concentrar esforços para melhorar ainda mais”, explicou.
UFC: quatro cursos ficaram entre os cinco melhores do Brasil
Entre os cursos da UFC que se destacaram nacionalmente, quatro ficaram entre os cinco melhores do Brasil em suas respectivas áreas: Farmácia (2º lugar entre 590 cursos), Fisioterapia (2º de 711), Zootecnia (4º de 111) e Enfermagem (5º de 976). Todos esses cursos são ofertados no campus de Fortaleza.
Marcizo Viana, diretor da Divisão de Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (Copav), lembra que o IGC é calculado a partir de diversos indicadores, como os Conceitos Preliminares de Curso (CPC) e os dados da pós-graduação avaliados pela Capes.
“O ENADE tem papel central, pois além de medir o desempenho dos alunos, também considera a percepção deles sobre a estrutura da universidade”, disse.
Na edição 2023 do Enade, 9.812 cursos foram avaliados em todo o Brasil. Cursos das áreas de saúde e engenharias se destacaram, com as maiores médias observadas nas graduações em Medicina, Fisioterapia, Arquitetura e Engenharia Ambiental. Na UFC, os resultados obtidos indicam solidez tanto nos cursos tradicionais quanto nos mais recentes.
VEJA TAMBÉM | Maria da Penha recebe título de Doutora Honoris Causa da UFC
Em 2024, o MEC redefiniu o foco do Enade para avaliar prioritariamente cursos de formação de professores, o chamado "Enade das Licenciaturas". Na UFC, 25 cursos de licenciatura participaram dessa nova edição, cujo resultado será divulgado em 2025.
Para o reitor Custódio Almeida, a conquista reflete o compromisso institucional com a educação de qualidade.
“É motivo de orgulho. A UFC representa o talento e o esforço do povo cearense e se consolida como uma universidade de excelência. Isso atrai mais projetos, parcerias, investimentos em pesquisa e amplia nossa presença no cenário nacional e internacional”, destacou.