Servidores técnico-administrativos da Uece, Urca e Uva anunciam estado de greve

Servidores técnico-administrativos da Uece, Urca e Uva anunciam estado de greve

Em reivindicação, os servidores pedem a atualização do plano de cargos e carreiras, após afirmações de processo parado desde novembro de 2024

Os servidores técnico-administrativos de três instituições acadêmicas — Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Regional do Cariri (Urca) e Universidade Estadual do Vale do Acaraú (Uva) —aprovaram estado de greve na última sexta-feira, 4.

Em nota, o grupo afirma que "a decisão reflete o crescente descontentamento da categoria diante das condições salariais e funcionais, consideradas insustentáveis". Entre as exigências, encontra-se a atualização do Plano de Cargos e Carreiras, prometido pelo Governo do Estado em 2023.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Os servidores pedem ainda a atualização do plano, processo que declaram estar parado desde novembro de 2024. Outro destaque indica que a atualização está no sistema do Governo do Ceará há pelo menos 588 dias.

Por meio de informe, o Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (Sintufce) manifestou apoio "irrestrito" à causa.

"A mobilização dos companheiros e companheiras das instituições estaduais é legítima, urgente e necessária diante do cenário de abandono e sucateamento vivenciado há anos", afirma o Sintufce.

"A ausência de concursos públicos desde 2016, a defasagem salarial, o desrespeito ao Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) e a crescente sobrecarga de trabalho são sintomas de um projeto de desmonte que atinge em cheio a educação pública cearense", completa o sindicato.

O Sindicato de docentes da Universidade Estadual do Ceará (Sinduece), também pulicou nota de apoio à greve.

"A Sinduece expressa sua total solidariedade aos companheiros e companheiras da categoria. Que essa mobilização frutifique na valorização dos STAs, no fortalecimento da carreira e na conquista de melhores condições de trabalho", disse o sindicato.

Sonho realizado: comerciante de 60 anos entra na universidade | ENTENDA

Servidores técnico-administrativos em estado de greve: entenda

Em nota, a Administração Superior da Urca destacou "que não houve deflagração de greve". Os servidores, que atualmente se encontram em estado de greve, continuam realizando normalmente as atividades administrativas na instituição.

A Reitoria da Uece também afirma ter recebido no final da tarde da terça-feira, 8 de abril, a comunicação do Sindicato dos Servidores Técnico-Administrativos do Ensino Superior Oficial do Estado do Ceará – (SINSESC), relativa à decisão pelo “estado de greve”.

Com mais de 1500 alunos com deficiência, acessibilidade é desafio no ensino superior | SAIBA MAIS

"Informamos à sociedade cearense que todas atividades acadêmicas e administrativas da Uece continuam funcionando plenamente, sem nenhuma intercorrência", informa a nota. 

"A Reitoria respeita a decisão sindical, mas considera desnecessária, pois o Governo do Estado assumiu o compromisso de encaminhar, em breve, o PCCV dos técnico-administrativos à Assembleia Legislativa para sua tramitação", acrescenta.

A reitoria da UVA também informou que "foi devidamente comunicada e recebeu a (...) carta referente ao estado de greve". Ressaltaram ainda estar "cientes dos movimentos realizados até o momento" e que permanecem à disposição para o diálogo e acompanhamento das próximas deliberações.

Do quilombo à universidade: VEJA o impacto decisivo das políticas públicas

(Colaborou Penélope Menezes)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar