Temperaturas máximas podem chegar aos 36 °C no Ceará; veja onde choveu e previsão do tempo

Temperaturas máximas podem chegar aos 36 °C no Ceará; veja onde choveu e previsão do tempo

Altos registros serão na faixa da tarde, principalmente no Cariri e suis dos Inhamuns e da Jaguaribana. Confira previsão do tempo até quarta

Temperaturas máximas no Ceará tendem a se elevar no período da tarde até esta quarta-feira, 2, podendo alcançar valores que chegam até os 36 graus Celsius (°C).

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a causa é a diminuição da nebulosidade esperada para as macrorregiões localizadas no centro-sul do Estado (principalmente no Cariri, sul dos Inhamuns e sul da Jaguaribana). Leia sobre como se proteger.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A previsão do tempo até esta quarta-feira, 2, aponta condição favorável para chuva ao norte do território, que inclui as macrorregiões do Litoral, Ibiapaba e Maciço de Baturité.

Nas demais áreas são esperadas poucas precipitações, as quais tendem a ocorrer de forma isolada em períodos específicos.

 

 

Nesta terça-feira, 1º, e nesta quarta, 2, os maiores acumulados devem se manter ao norte do Estado (Litoral, Ibiapaba e norte do Sertão Central), onde a cobertura de nebulosidade deve ficar entre parcialmente nublado a nublado.

No litoral, a tendência é que as pluviosidades aconteçam mais para o meio e fim da manhã desta terça, enquanto na quarta já ocorram pela madrugada e se estendam nos períodos matutinos e vespertinos.

De modo geral, a intensidade das chuvas previstas deve variar de fraca a moderada. 

As chuvas previstas devem ocorrer em razão da formação de áreas de instabilidades, efeitos locais, como atuação do sistema de brisa, temperatura e umidade elevadas, interação dos ventos com o relevo e também pela aproximação da Zona de Convergência Intertropical (Zcit).

O Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (Vcan) tende a deslocar do centro e se afastar nos próximos dias em direção ao norte do Brasil.

Choveu em 12 cidades do Ceará

Ceará tem 12 municípios com registro de chuvas entre 7 horas de segunda-feira, 31, e 7 horas desta terça, segundo balanço parcial da Funceme. 

As precipitações concentram-se principalmente no Sertão Central e Inhamuns, Ibiapaba, Litoral do Pecém, Litoral Norte, Maciço de Baturité e Cariri. 

Não há aviso de perigo para chuvas intensas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Fortaleza registrou o maior índice, com 16, 8 milímetros (mm) no posto da Defesa Civil. 

De acordo com a Funceme, há indicativo pluviométrico até esta quarta-feira, 2, entre o fim da madrugada e manhã, com intensidade de fraca a estável. Não se descarta que em alguns períodos matutinos específicos ocorra precipitação com intensidade forte. Também há possibilidade de chuvas isoladas nas faixas vespertinas e noturnas. 

Conforme dados da Funceme, as demais localidades cm chuvas foram Quixeramobim (13, 4 mm), Nova Russas (12, 4 mm), São Gonçalo Do Amarante (8, 3 mm), Amontada (8 mm), Tamboril (6, 4 mm), Ipu (6 mm), Camocim (6 mm) e Acaraú (5 mm).

Destaques das temperaturas máximas do ar das últimas 24 horas pela Funceme e pelo Inmet

Máximas 

  • 33.7 °C: Jaguaruana
  • 33.5 °C: Viçosa do Ceará
  • 33.5 °C: Russas
  • 33.3 °C: Morada Nova
  • 33.2 °C: Penaforte

Mínimas

  • 27.3 °C: São Benedito 
  • 27.7 °C: Poranga
  • 29.7 °C: Redenção
  • 29.8 °C: Canindé
  • 30.3 °C: Amontada

10 maiores chuvas por posto do dia

  1. Fortaleza (Posto: DEFESA CIVIL DE FORTALEZA) : 16.8 mm
  2. Quixeramobim (Posto: PASSAGEM - FOGAREIRO) : 13.4 mm
  3. Nova Russas (Posto: ACUDE FARIAS DE SOUSA) : 12.4 mm
  4. São Gonçalo Do Amarante (Posto: SANTO AMARO) : 8.3 mm
  5. Amontada (Posto: ARACATIARA) : 8 mm
  6. Tamboril (Posto: TAMBORIL) : 6.4 mm
  7. Ipu (Posto: FLORES) : 6 mm
  8. Camocim (Posto: CAMOCIM) : 6 mm
  9. São Gonçalo Do Amarante (Posto: SIUPE) : 5 mm
  10. Acaraú (Posto: ACARAU) : 5 mm

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

quadra chuvosa cariri

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar