Em meio à onda de calor, Ceará registra chuvas em mais de 30 cidades

Em meio à onda de calor, Ceará registra chuvas em mais de 30 cidades

Granja pontua maior acumulado. Em meio a onda de calor que dura até o feriado da Carta Magna, confira previsão do tempo para esta segunda-feira, 24, terça-feira, 25, e quarta-feira, 26

Ceará tem 34 municípios com registro de chuvas entre 7 horas de domingo, 23, e 7 horas desta segunda-feira, 24, segundo balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Previsão é de que o Estado tenha uma onda de calor até esta terça-feira, 25, com a temperatura em Fortaleza podendo chegar a 33°C. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

As precipitações concentram-se principalmente no Litoral do Pecém, Sertão Central e Inhamuns, Litoral Norte, Ibiapaba e Maciço de Baturité. 

Granja, no interior do Estado, registrou o maior índice, com 50 milímetros (mm).

LEIA MAIS | Onda de calor no Ceará: temperaturas máximas podem chegar até 3°C acima da média até terça-feira, 25

Conforme dados da Funceme, as demais localidades foram General Sampaio (49 mm), Independência (38 mm), Amontada (25 mm), São Benedito (24 mm), Nova Russas (20 mm), Redenção (11, 8 mm), Martinópole (11, 5 mm), Palmácia (9, 2 mm), Crateús (8 mm) e Tauá (5, 9 mm).

Não houve registro pluviométrico em nenhum posto de Fortaleza. 

 

 

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia emitido aviso de perigo para chuvas intensas até as 10 horas desta segunda para as regiões Centro-Sul, Sertões e Sul. A Região Metropolitana de Fortaleza não está incluída nas áreas prováveis a fortes precipitações.

Segundo a Funceme, os acumulados serão díspares com o predomínio de céu mais claro até o feriado da Carta Magna, 25. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal causa da quadra chuvosa, encontra-se distante do Estado.

A imagem do satélite mostra, de forma geral, poucas nuvens sobre o Ceará. O Centro-Sul apresenta maior cobertura de nebulosidade quando comparado às demais áreas.

Para esta segunda-feira, 24, é esperado chuvas isoladas durante a madrugada no Cariri e sobre a costa da faixa litorânea. Durante o período da tarde, há possibilidade de pluviosidade na Ibiapaba, Litoral Norte e norte do Sertão Central e Inhamuns.

As precipitações previstas estão associadas à formação de áreas de instabilidade e à influência de fatores locais, como brisa, relevo e a interação entre temperatura e umidade.

Para esta terça-feira, 25, a tendência é de estabilidade atmosférica, a princípio, sem indicativo de acumulados sobre o Estado.

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) trata-se de uma faixa semi-permanente de nebulosidade, próxima à linha do Equador, formada pela convergência dos ventos alísios dos hemisférios Norte e Sul. Essa interação provoca o levantamento de ar quente e úmido na região equatorial, favorecendo a formação de nuvens do tipo cumulonimbus.

Confira a previsão do tempo

  • Segunda-feira, 24

Manhã: poucas nuvens em todas as macrorregiões, com baixa possibilidade de chuva no Cariri, no sul do Sertão Central e Inhamuns e na faixa litorânea.
Tarde: poucas nuvens a sem nuvens em todas as macrorregiões.
Noite: céu variando de sem nuvens a parcialmente nublado em todas as macrorregiões.

  • Terça-feira, 25

Madrugada: variação de poucas nuvens a sem nuvens em todas as macrorregiões com baixa possibilidade de chuva no Sertão Central e Inhamuns.
Manhã, tarde e noite: Céu variando de poucas nuvens a sem nuvens em todas as macrorregiões.

  • Quarta-feira, 26

Madrugada: céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões.
Manhã: alternância de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões, com baixa possibilidade de chuva na faixa litorânea e no Maciço de Baturité.
Tarde: poucas nuvens em todas as macrorregiões, com baixa possibilidade de chuva no Litoral Norte, Litoral do Pecém, Ibiapaba e norte do Sertão Central e Inhamuns.
Noite: variação de sem nuvens a parcialmente nublado em todas as macrorregiões.

Veja previsão do tempo para Fortaleza e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF)

Desde domingo ao início da semana, a tendência é de predomínio de estabilidade atmosférica, favorecendo condições de pouca nebulosidade e aumento das temperaturas. Entretanto, há possibilidade de chuva fraca e isolada durante o período da madrugada e manhã desta segunda. Para esta terça-feira, a princípio, não há indicativo pluviométrico.

Temperaturas: Até terça, as temperaturas tendem a continuar mais elevadas, com máximas devendo ficar em torno de 31 graus Celsius (°C) e 33°C.

Ventos: Os ventos devem predominar na direção de leste e nordeste, com intensidade moderada, variando entre 10 quilômetro por hora (km/h) e 25 km/h.

Destaques das temperaturas das últimas 24 horas pela Funceme

Máximas

  • 30.7 °C: Quixadá
  • 30.4 °C: Morada Nova
  • 28.9 °C: Fortaleza (Itaperi)
  • 28.9 °C: Jaguaruana
  • 28.3 °C: Icapuí

Mínimas

  • 23.0 °C: São Benedito
  • 23.1 °C: Limoeiro do Norte
  • 23.2 °C: Poranga
  • 23.8 °C: Aiuaba
  • 25.2 °C: Parambu

10 maiores chuvas por posto do dia

  1. Granja (Posto: GRANJA): 50 mm
  2. General Sampaio (Posto: JUREMA): 49 mm
  3. Independência (Posto: IAPI): 38 mm
  4. Amontada (Posto: NOVA CONQUISTA): 25 mm
  5. São Benedito (Posto: SITIO CHAPADINHA): 24 mm
  6. Nova Russas (Posto: ACUDE FARIAS DE SOUSA): 20 mm
  7. Assaré (Posto: ASSARE): 15.8 mm
  8. Redenção (Posto: ACUDE ACARAPE DO MEIO): 11.8 mm
  9. Martinópole (Posto: MARTINOPOLE): 11.5 mm
  10. Palmácia (Posto: PALMACIA): 9.2 mm

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar