Ambulatório para pessoas trans passa a funcionar no Hospital Universitário do Ceará (HUC)
Serviço, que atende 204 pessoas, passa a ser oferecido, a partir desta segunda-feira, 24, no Hospital Universitário do Ceará
10:51 | Mar. 24, 2025

A partir desta segunda-feira, 24, o Serviço Ambulatório de Pessoas Trans, que funcionava no Hospital da Saúde Mental Dr Frota Pinto (HSM) e atende 204 pacientes, passará para o Hospital Universitário do Ceará (HUC), funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 horas e das 13h às 17 horas.
O quadro de profissionais será reforçado com a inclusão de mais um endocrinologista, assistente social e a adição de três clínicos, mantendo ainda alas psiquiátricas, psicológicas e de enfermaria.
LEIA MAIS | Exclusão, falta de exames e remédios: os desafios de acesso à saúde para pessoas trans em Fortaleza
No HUC, os pacientes também poderão realizar exames de imagem, laboratorial e, quando necessário, consultas com outros especialistas. O ambulatório recebe pessoas encaminhadas pela Central de Regulação do Estado.
Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), os gestores da Sesa e da Secretaria da Diversidade do Estado (Sediv) vão estar no Hospital na manhã desta segunda para a abertura dos trabalhos.
Leia mais
-
Hospital Universitário do Ceará será dirigido por professora de Medicina da Uece
-
Um dia após inauguração, Hospital Universitário do Ceará tem 18 pacientes internados
-
Nova linha Parangaba/Hospital Universitário do Ceará começa a operar nesta quarta-feira, 19
-
Hospital Universitário do Ceará, na Uece, será gerido pelo ISGH com contrato de R$ 196,7 milhões
Hospital Universitário do Ceará sedia Ambulatório SerTrans
No ato de inauguração do HUC, a secretária da Sediv Mitchelle Meira agradeceu o novo aparato público para a saúde do Ceará. "Estou muito feliz que o nosso Ambulatório SerTrans vai estar aqui nesse Hospital", publicou nas redes sociais.
Segundo a pasta, representa um marco na garantia de atendimento especializado e humanizado para a população trans e travesti.
"Vai dar oportunidade para atendimento [...] mais humanizado e mais conforto. [...] Novos profissionais que estão sempre dispostos a nos atender. Eu me sinto na esperança de não somente a mim, mas aos meus também consigam respostas mais rápidas com relação a entrada nesse ambulatório. [...] Que possamos acolher e realmente abranger várias pessoas trans que precisam", afirma Kauê Conrado, paciente do SerTrans.
Serviço
Segundo a Sesa, o fluxo de regulação é dirigir-se a uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBS) ou, em casos de urgência, à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima de casa.
Se for necessário, o paciente é encaminhado ao especialista pelo médico da atenção básica. Depois, a demanda é avaliada pelas equipes reguladoras que, a depender da disponibilidade, realizam o direcionamento ao centro mais adequado.
Ambulatório SerTrans
- Onde: Hospital Universitário do Ceará (HUC) (Campus Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (Uece) - Fortaleza (CE);
- Quando: a partir desta segunda-feira, 24;
- Horários: segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas;
- Entrada: sob a Central de Regulação do Estado.
Leia mais
-
Cariri registra aumento de 86% nos casos de dengue em 2024, aponta Sesa
-
Erika Hilton pede que ONU investigue Meta e Zuckerberg por 'ameaça' à população LGBT
-
Dediane Souza é a primeira travesti a lançar livro pela Editora UFC
-
Homem é condenado a 16 anos de prisão por homicídio de travesti em Fortaleza