72 municípios do Ceará registram chuvas; veja previsão do tempo

72 municípios do Ceará registram chuvas; veja previsão do tempo

A precipitação mais expressiva ocorreu em Novo Oriente, onde o posto de mesmo nome observou 40,5 milímetros. Veja previsão do tempo no Estado

Choveu em 72 municípios cearenses entre 7 horas dessa terça-feira, 18, e 7 horas desta quarta-feira, 19, Dia de São José. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), atualizados às 9h20min de hoje.

A precipitação mais expressiva ocorreu em Novo Oriente, município a 397,93 quilômetros (km) de Fortaleza, onde o posto de mesmo nome observou 40,5 milímetros (mm).

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Na sequência, foram registrados 36 mm tanto no posto Sítio Pituba, em Ibiapina (distante 304,34 km da Capital), e no posto Santo Antônio, em Quiterianópolis (a 409,27 km).

Outros 10 postos tiveram chuvas acima de 20 mm. Veja mais abaixo as 10 maiores precipitações do período.

Já em relação às regiões do Estado, o Litoral Norte acumulou os maiores números do dia. 15 dos 20 postos informados tiveram chuva.

No Cariri, não houve chuva em nenhum dos três postos informados.

Chuvas no Ceará: prognóstico de março a maio

Em 27 de fevereiro último, a Funceme divulgou o prognóstico de chuvas referente às chances de chuva no Estado para o trimestre de março a maio. Segundo o presidente da fundação, Eduardo Sávio Martins, o cenário previsto é de 45% para chuvas em torno da média.

Já a previsão para precipitações abaixo da média é de 30%. Chuvas acima da normal climatológica têm 25% de probabilidade de ocorrerem.

Os maiores volumes de pluviosidade devem ser na porção norte do Estado.

“Fevereiro ficou conforme a previsão, ou seja, com chuvas em torno da normal ou acima dela na porção mais ao norte, enquanto as regiões do interior e do sul apresentaram chuvas abaixo da média”, explicou Eduardo.

Chuvas no Ceará: veja 10 maiores acumulados do dia

  • Novo Oriente (posto Novo Oriente) – 40,5 mm
  • Ibiapina (posto Sítio Pituba) – 36 mm
  • Quiterianópolis (posto Santo Antônio) – 36 mm
  • Hidrolândia (posto Conceição) – 30 mm
  • Nova Russas (posto Açude Farias de Sousa) – 29 mm
  • Ipueiras (posto América) – 26,8 mm
  • Ibiapina (posto Ibiapina) – 26,8 mm
  • Ipu (posto Flores) – 26 mm
  • Jijoca de Jericoacoara (posto Jericoacoara) – 26 mm
  • Jaguaribe (posto Nova Floresta) – 22 mm

Chuvas no Ceará: veja previsão do tempo no Estado

Segundo boletim da Funceme, o céu do Ceará deve variar de nublado a parcialmente nublado nesta quarta. Manhã deve ter chuvas na faixa litorânea, no norte da Jaguaribana, no norte do Sertão Central e Inhamuns e no Maciço de Baturité. Nas demais regiões, há baixa possibilidade de chuva isolada.

Já durante o período vespertino são esperadas chuvas e trovoadas em todas as macrorregiões.

À noite, a chuva deve se concentrar na Ibiapaba, no Cariri e no Sertão Central e Inhamuns. Há "alta possibilidade" de chuvas isoladas na faixa litorânea, conforme a Funceme.

para quinta, 20, é esperado céu ainda variando entre nublado e parcialmente nublado no Estado. Devem ocorrer precipitações em todas as macrorregiões, em diferentes níveis, ao longo do dia.

O cenário deve se manter na sexta, 21, com mais registros esperados no litoral cearenses e na Ibiapaba. À noite, a Fundação prevê céu variando de poucas nuvens a sem nuvens.

Chuvas no Ceará: situação dos açudes

32 açudes cearenses estão sangrando, segundo dados registrados nessa segunda-feira, 17, no Portal Hidrológico, gerido pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e pela Funceme.

Este é o maior acumulado de açudes sangrando desde o início da quadra chuvosa de 2025. No início de fevereiro, o número era de nove reservatórios na capacidade máxima. O dado cresceu para 13 açudes sangrando — dos quais cinco haviam atingido 100% de capacidade durante o Carnaval.

Na segunda semana de março, o número foi para 24 açudes sangrando, além de 20 reservatórios com volume acima de 90%.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar