Dia de São José deve ser com chuvas de intensidade fraca a moderada no Ceará

Dia de São José deve ser com chuvas de intensidade fraca a moderada no Ceará

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou dois avisos de precipitações fortes até a quarta-feira, 19, Dia de São José

Dia de São José, padroeiro do Estado do Ceará, celebrado nesta quarta-feira, 19. A data é feriado em Fortaleza e em alguns outros municípios.

Segundo informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a previsão do tempo para o dia aponta condições de instabilidade atmosférica com chuvas de intensidade fraca a moderada, que vinham sendo previstas desde terça-feira, 18.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou novo quadro para registros intensos por todo o território cearense para a data.

Nesta quarta-feira, 19, no período da madrugada, as precipitações podem ocorrer de forma isolada, no litoral e no sul do Estado.

SAIBA MAIS | Chove em mais de 100 municípios cearenses nesta terça-feira, 18; previsão é de fortes precipitações

 

Já durante a manhã, observa-se um aumento da área de pluviosidade no norte do Ceará pela faixa litorânea, Maciço de Baturité, norte da Jaguaribana e norte do Sertão Central e Inhamuns.

À tarde, há possibilidade de condição favorável aos acumulados, com maior probabilidade no noroeste como Ibiapaba, Litoral Norte e Sertão Central e Inhamuns.

Na faixa noturna, o sul do Estado, a exemplo do Cariri, deve voltar a receber chuvas, podendo se prolongar pela madrugada desta quinta-feira, 20.

As precipitações previstas estão associadas ao posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (Zcit) e à influência de fatores locais, como a brisa, o relevo e a interação entre temperatura e umidade.

A Zcit trata-se de uma faixa semi-permanente de nebulosidade, próxima à linha do Equador, formada pela convergência dos ventos alísios dos hemisférios Norte e Sul. Esta interação provoca o levantamento de ar quente e úmido na região equatorial, favorecendo a formação de nuvens do tipo cumulonimbus.

Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira, 19

De acordo com dados da Funceme, todas os períodos do dia podem apresentar céu variando de parcialmente nublado a nublado com chuvas.  

Madrugada: acumulados no Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém, Maciço de Baturité, norte da Jaguaribana, Cariri e Sertão Central e Inhamuns.

Manhã: precipitação na faixa litorânea, norte da Jaguaribana, norte do Sertão Central e Inhamuns e no Maciço de Baturité. Nas demais regiões, pode ocorrer baixa possibilidade de chuva isolada.

Tarde: registros em todas as macrorregiões.

Noite: acumulados na Ibiapaba e no Cariri. No Sertão Central e Inhamuns, pode suceder precipitações dispersas e alta possibilidade de precipitações díspares na faixa litorânea.

Inmet alerta para chuvas intensas por todo o território cearense

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou dois avisos de chuvas intensas até esta quarta-feira, 19, às 10 horas. De acordo com o Inmet, pode ocorrer risco de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Perigo — das 9 horas desta terça-feira, 18, às 10 horas desta quarta, 18 — potencializa-se acumulado entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia com ventos intensos (60 e 100 km/h). As possíveis localidades atingidas são Norte, Noroeste, Sertões, Jaguaribe, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), Sul e Centro-Sul.

Perigo potencial— das 9 horas desta terça, 18, às 10 horas desta quarta, 18 — forma pluviosidade entre 20 e 30 milímetros por hora (mm/h) ou até 50 mm por dia e ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora (km/h). As áreas afetadas do Estado são o Sul, Sertões e Centro-Sul.

Instruções do Inmet

Em caso de rajadas de vento:

  • Não é recomendado o abrigo sob árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
  • Estacione veículos longe de torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (disque 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

 


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar