Ceará registra chuva em mais de 100 municípios nesta terça-feira

Ceará registra chuva em mais de 100 municípios nesta terça-feira

A capital cearense, no posto Caça e Pesca, marcou 47,2 mm. Ceará tem dois avisos de chuvas intensas que variam de risco potencial a risco médio

Choveu em 130 municípios cearenses entre as 7 horas de segunda-feira, 10, e as 7 horas desta terça-feira. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os maiores acumulados de chuva foram registrados em Aquiraz (72 mm). Os dados são de balanço parcial atualizado às 12 horas.

A capital cearense, no posto Caça e Pesca, marcou 47,2 mm. Confira os maiores acumulados do Estado mais abaixo nesta matéria.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O POVO demandou a Autarquia Municipal de Trânsito de Fortaleza (AMC) e Defesa Civil do Município e aguarda retorno sobre o registro de ocorrências. 

Aviso de chuvas intensas

Ceará tem dois avisos de chuvas intensas que variam de risco potencial a risco médio para terça-feira, 11. De acordo com a Funceme, não se descarta a possibilidade de descargas elétricas e rajadas de vento.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também divulgou aviso de perigo para as chuvas, que podem chegar até 100 mm. Previsão engloba os 184 municípios cearenses.

Conforme a Funceme, há 20% a 40% de chances de acumulado potencial ocorrer entre os turnos da tarde desta segunda e no fim da manhã desta terça. As macrorregiões afetadas concentram-se no Litoral Norte e Ibiapaba.

Para esta terça, 11, a Funceme previa chuvas e trovoadas isoladas com intensidade variando de fraca a modera, ocasionalmente forte no período da madrugada e manhã, no Litoral do Pecém, Litoral de Fortaleza, Maciço de Baturité, Jaguaribana, Sertão Central e Inhamuns e no Cariri.

No período da tarde, o órgão projeta que deve ter chuva e trovoadas isoladas nas macrorregiões do Litoral Norte, Ibiapaba e norte do Sertão Central e Inhamuns.

Já para a Capital, a projeção da Funceme aponta uma diminuição dos acumulados de chuva a partir da tarde desta terça-feira.

A partir do final da tarde e noite de terça-feira, a previsão indica que deve haver uma redução da instabilidade atmosférica.  Isso irá contribuir para tornar a chuva mais isolada e de fraca intensidade na madrugada e manhã de quarta-feira,12, principalmente na faixa litorânea, no Maciço de Baturité, Sertão Central e Inhamuns e no Cariri. 

As chuvas ocorrem em razão da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) - faixa semi-permanente de nebulosidade, que provoca o levantamento de ar quente e úmido na região equatorial, favorecendo a formação de nuvens.

Outro fator que contribui para as chuvas são os efeitos locais, tais como, efeito de brisa, relevo, disponibilidade de umidade e calor, conforme a Funceme. 

Veja as 10 maiores chuvas no Ceará nesta terça, 11 de março

  1. Aquiraz (Posto: Aquiraz): 72 mm
  2. Itaitinga (Posto: Itaitinga): 71 mm
  3. Jaguaruana (Posto: Borges): 61 mm
  4. Eusébio (Posto: Eusébio): 53 mm
  5. Aracati (Posto: Mata Fresca): 52,6 mm
  6. Cariús (Posto: Cariús): 51 mm
  7. Tauá (Posto: Vera Cruz): 48,6 mm
  8. Maranguape (Posto: Fazenda Columinjuba): 48 mm
  9. Fortaleza (Posto: Caça e Pesca): 47,2 mm
  10. Fortaleza (Posto: Fundação Maria Nilva - Água Fria): 47 mm

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

chuvas ceará funceme fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar