Mãe do "Skidum", chefe do CV no Pirambu, é presa durante visita na CPPL IV

Mãe do "Skidum", chefe do CV no Pirambu, é presa durante visita na CPPL IV

Prisão aconteceu nesse domingo, 9, durante ação da Polícia Civil do Ceará e da Polícia Penal, em Itaitinga. A mulher, que possuía mandado em aberto, é mãe do "Skidum", hoje refugiado no Rio de Janeiro

A mãe do chefe do Comando Vermelho (CV) no Pirambu, em Fortaleza, o “Skidum”, foi presa nesse domingo, 9, durante operação conjunta entre a Polícia Civil do Ceará (PC-CE) e a Polícia Penal (PP-CE). 

A mulher, identificada como Ruthe Leide da Silva Alencar Lima, de 49 anos, possuía mandado em aberto de prisão preventiva por crime de integrar organização criminosa.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A prisão da mulher teria acontecido após uma visita dela a um preso na Unidade Prisional Itaitinga 4, também conhecida como CPPL IV, no município de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). 

LEIA MAIS | Criminosos do Ceará pagam “aluguéis” de R$ 100 mil por esconderijos no RJ

Conforme a Polícia Civil, as investigações demonstraram a participação da mulher, que é mãe do chefe do grupo criminoso de origem carioca, nas “atividades da organização criminosa, notadamente na prática da lavagem de dinheiro a serviço do grupo”.

Ao O POVO, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que as investigações apontam que ela e outras 27 pessoas já foram denunciadas junto à Vara de Delitos de Organizações Criminosas da Comarca de Fortaleza, que expediu mandado de prisão preventiva atendendo a pedido da Polícia Civil.

O filho da suspeita, Carlos Mateus da Silva Alencar, de 30 anos, o “Skidum”, está na lista dos mais procurados do Estado. Investigações policiais apontam que o alvo está refugiado em uma comunidade no Rio de Janeiro (RJ), chefiando, de lá, o tráfico de drogas e demais crimes na região do Grande Pirambu.

Ficha criminal de “Skidum” soma pelo menos 48 mortes

A ficha criminal do chefe do CV no Pirambu, Skidum, soma pelo menos 48 mortes, entre elas de Givanildo Oliveira da Silva, dono do portal cearense Pirambu News. O comunicador foi morto a tiros em janeiro de 2022. Pelo menos quatro pessoas, entre elas o líder da organização, são suspeitas do crime.

Na época, Skidum estaria fugindo para o Rio de Janeiro para, além de buscar proteção contra as autoridades policiais, fazer um “intercâmbio” no crime.

Há pelo menos três anos na região fluminense, ele estaria assumindo cargos de hierarquia do CV no Rio, conduzindo ações ilícitas na região onde a facção surgiu.

De lá, ele continua chefiando o crime no Grande Pirambu. Entre os crimes de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, roubo, falsificação de documentos e associação criminosa. O alvo integra a primeira posição da lista dos mais procurados da SSPDS. (Colaborou Cláudio Ribeiro)

Atualizada às 15h49min

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

facções criminosas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar