Ceará tem aviso de chuvas intensas para todos os municípios entre segunda e terça
Funceme e Inmet divulgaram avisto de risco potencial para chuvas intensas no Estado entre segunda, 10 e terça-feira, 11
Ceará tem dois avisos de chuvas intensas que variam de risco potencial a risco médio para esta segunda-feira, 10, e terça-feira, 11. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), não se descarta a possibilidade de descargas elétricas e rajadas de vento.
O Instituto Nacional de Meteorlogia (Inmet) também divulgou aviso de perigo para as chuvas, que podem chegar até 100 mm. Previsão engloba os 184 municípios cearenses.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Conforme a Funceme, há 20% a 40% de chances de acumulado potencial ocorrer entre os turnos da tarde desta segunda e no fim da manhã desta terça. As macrorregiões afetadas concentram-se no Litoral Norte e Ibiapaba.
Todo o restante do território do Estado poderá registrar chuvas intensas de médio porte, com 41% a 70% de probabilidade de ocorrer, potencializando-se ao longo desta segunda.
Na terça, o forte acumulado deve acontecer durante a madrugada e manhã.
Segundo a Funceme, a elaboração foi baseada na análise de dados dos modelos numéricos globais, regionais e de outras instituições nacionais e internacionais, bem como outros produtos de monitoramento. “Siga sempre as recomendações da Defesa Civil”, informa.
ZCIT e a quadra chuvosa no Ceará
A responsabilidade pela pluviosidade no Ceará é da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Trata-se de uma faixa semi-permanente de nebulosidade, próxima à linha do Equador, formada pela afluência dos ventos alísios dos hemisférios Norte e Sul. A interação provoca o levantamento de ar quente e úmido na região equatorial, favorecendo a formação de nuvens do tipo cumulonimbus.