Mais de 80 municípios cearenses registram chuva; máxima chega a 73 mm
Desde o início da quadra chuvosa, 22 açudes do Ceará operam com 100% da capacidade
Um total de 85 municípios cearenses registraram chuva entre as 7 horas dessa sexta-feira, 7, e as 7 horas deste sábado, 8. A mais expressiva ocorreu na cidade de Jaguaribe, onde os postos Feiticeiro e Ac. Joaquim Távora observaram 73 mm cada. Desde o início da quadra chuvosa, o Estado apresenta fortes precipitações e 22 açudes sangrando.
Entre as localidades, além de Jaguaribe, houve precipitações em Apuiarés (61.8 mm), Cariús (55 mm), Mombaça (50 mm), entre outros. As regiões Jaguaribana e do Sertão Central e Inhamuns lideraram quanto à pluviosidade.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), atualizados às 17h20min deste sábado, 8.
Veja os 10 maiores acumulados deste sábado:
- Jaguaribe (Posto Feiticeiro): 73 mm;
- Jaguaribe (Posto Ac. Joaquim Távora): 73 mm;
- Apuiarés (Posto Apuiarés): 61,8 mm;
- Cariús (Posto Angicos): 55 mm;
- Mombaça (Posto Mombaça): 50 mm;
- Jaguaribe (Posto Nova Floresta): 48 mm;
- Mombaça (Posto Fazenda Iemem): 46 mm;
- Amontada (Posto Barra das Moitas): 43 mm;
- Cratéus (Posto Vila Santo Antônio): 43 mm;
- Solonópole (Posto Solonópole): 41,5 mm.
Açudes
Após o início da quadra chuvosa no Estado, 22 açudes estão sangrando e 15 têm volume acima de 90%, conforme dados do Portal Hidrológico, acompanhado pela Companhia dos Recursos Hídricos (Cogerh) e pela Funceme. As informações são da atualização realizada às 9h18min deste sábado.
No começo de fevereiro, o número de reservatórios com capacidade máxima eram de nove, mas subiu para 13 açudes durante o período do Carnaval. Desses, cinco chegaram a atingir a capacidade máxima nesse intervalo.
Com 157 reservatórios no Ceará, divididos entre 12 regiões hidrográficas, o Litoral apresenta o acumulado de maior volume, com 91,59%. Já a localidade de maior capacidade, no Médio Jaguaribe, está com volume de 28,51%. (Com Mateus Brisa)
Prognóstico de chuvas
No último 27 de fevereiro, a Funceme divulgou o prognóstico de chuvas referente às chances de chuva para o trimestre de março a maio. Segundo o presidente da instituição, Eduardo Sávio Martins, o cenário previsto é de 45% para chuvas em torno da média no Ceará.
Já a previsão para precipitações abaixo da média é de 30%. Chuvas acima da normal climatológica têm 25% de probabilidade de ocorrerem. Os maiores volumes de pluviosidade devem ser na porção norte do Estado, de acordo com o órgão.
“O mês de fevereiro ficou conforme a previsão emitida em janeiro, ou seja, com chuvas em torno da normal ou acima dela na porção mais ao norte, enquanto as regiões do interior e do sul do estado apresentaram chuvas abaixo da média”, explicou Eduardo Sávio Martins.