Após chuvas, Caucaia tem mais de 20 famílias desabrigadas e cratera surge em local de deslizamento de terra
Escola Municipal Antônio Miranda de Melo serve de abrigo para 26 famílias; população pode ajudar com doações
Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, tem enfrentado dificuldades após fortes chuvas. No Icaraí uma cratera foi aberta e no bairro Conjunto Metropolitano, conhecido como Picuí, houve inundações que fizeram pelo menos 26 famílias precisarem de abrigamento.
A Defesa Civil (DC) acompanha as duas ocorrências após as intensas precipitações de terça-feira, 04. De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), houve 95,2 milímetros (mm). Não há relato de feridos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A Prefeitura de Caucaia informou que oferece abrigo temporário na Escola Municipal Antônio Miranda de Melo, onde os familiares estão sendo assistidos por equipes de assistência social, profissionais da saúde e outros órgãos municipais.
A DC diz seguir presente nas áreas de risco, prestando suporte e orientando os atingidos pela pluviosidade.
Para conter os danos, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) realiza o reposicionamento da areia na encosta, enquanto a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) mantém a área isolada, visando garantir a segurança dos moradores e organizar a circulação de veículos.
Problema de uma década no Picuí
Segundo a liderança social David Santos, 29, do projeto Seja Luz, a cena se repete há pelo menos uma década no Picuí. O envolvido na assistência explica que o grupo intensifica as ações nestes períodos críticos, oferecendo suporte aos mais vulneráveis.
“A água está baixando, graças a Deus, mas muitas pessoas ainda estão ilhadas”, relata. David destaca que, diferentemente de outras ocasiões, houve uma mobilização mais ágil da Prefeitura, permitindo que o colégio fosse aberto mais cedo para acolher os desalojados.
Apesar do recuo do alagamento, o cenário é de perda total para alguns moradores. Conforme Davi, as principais necessidades no momento incluem abrigo e alimentação.
“Todo mundo que mora na área de risco perdeu tudo como roupa, móvel, documento e eletrodoméstico”, lamenta.
À medida que os moradores retornam para as residências, a prioridade passa a ser a arrecadação de produtos de limpeza e higiene pessoal.
“Depois, a gente vai buscar doações de roupas e, quando as chuvas passarem, iniciamos a campanha por móveis”, conta. Enquanto isso, a preocupação local é evitar que novas chuvas agravem o alagamento.
Prefeitura pede ajuda
A população pode colaborar com doações de água potável, alimentos não perecíveis, vestimentas, cobertores e itens de higiene pessoal. As contribuições podem ser entregues diretamente no abrigo ou na sede da Secretaria Municipal de Patrimônio e Transporte, localizada na Rua Coronel Correia, 2214, Centro, Caucaia.
Atualizada às 13h27