Quatro pessoas são capturadas por poluição sonora em Beberibe
A ação faz parte da Operação Carnaval 2025 e visa coibir a poluição sonora, durante as festividades carnavalescas
Quatro pessoas foram capturadas e paredões de som foram apreendidos por poluição sonora no bairro Tabuna do Morro Branco, no município de Beberibe, a 81 km de Fortaleza. Os casos foram registrados no último sábado, 1º.
A ação é integrada entre a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e a Polícia Militar do Ceará (PMCE) e faz parte da Operação Carnaval 2025. As ofensivas visam coibir a poluição sonora, durante as festividades carnavalescas.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Na tarde de sábado, 1º, equipes da Delegacia Municipal de Beberibe, do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) e do Batalhão de Policiamento do Turístico (BPTur) foram acionadas para verificar um imóvel, visando coibir a poluição sonora.
No entanto, denúncias apontavam que, desde sexta-feira, 28, o som estava acima do limite máximo de ruído permitido.
Assim, as forças de segurança se dirigiram ao endereço, onde foi realizada a medição com o equipamento sonómetro, que afere os decibéis, sendo então constatada medição bem acima da permitida pela legislação vigente.
Diante disso, foi dada a voz de prisão ao proprietário do paredão de som, um homem de 38 anos, por crime ambiental.
Outro indivíduo, de 26 anos, que estava no imóvel, resistiu à prisão, desacatando e importunando sexualmente uma policial civil que estava na operação. Ele a agrediu, desacatou, ameaçou e importunou sexualmente. O homem já responde pelos crimes de ameaça e lesão corporal.
Diante dos fatos, os indivíduos foram conduzidos para a Delegacia Municipal de Beberibe, onde o alvo, de 26 anos, foi autuado em flagrante pelos crimes de falsa identidade por se apresentar como policial federal, desacato, ameaça e importunação sexual contra a agente de segurança pública.
Já o dono do aparelho de som foi autuado por crime ambiental. Agora, ambos encontram-se à disposição da Justiça.
Também durante a noite de sábado, 1º, as equipes foram acionadas para outra ocorrência de poluição sonora, em uma residência no mesmo bairro.
Após denúncias, os policiais se dirigiram ao imóvel, onde foi realizada a verificação com o equipamento que afere os decibéis, sendo então constatada a medição acima da permitida pela legislação vigente.
Os indivíduos responsáveis pelo som automotivo, causador da citada perturbação, se negaram a entregar o bem aos policiais, resistindo à captura e tentando intimidar os agentes.
Por isso, o proprietário do equipamento, um homem de 35 anos, foi autuado por crime ambiental, desobediência e tráfico de influência. Já o outro indivíduo, de 30 anos, por resistência e desobediência. Os dois homens foram colocados à disposição do Poder Judiciário.
Denúncias
O órgão reforça que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais.
Elas podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. Também há o “e-denúncias”, por meio do endereço eletrônico.
As denúncias podem ser encaminhadas ainda para o telefone (85) 3338-2590, da Delegacia Municipal de Beberibe. O sigilo e anonimato são garantidos.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente