Ceará tem fortes chuvas até a segunda-feira de Carnaval, avisa Funceme
Previsão do tempo indica risco de chuvas intensas, além da possibilidade de descargas elétricas e rajadas de vento
Os cearenses podem esperar mais precipitações nas próximas horas. Um aviso meteorológico foi emitido para chuvas intensas, com início às 14 horas deste domingo, 2, e término às 7 horas de amanhã, segunda-feira de Carnaval.
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a região noroeste do Estado poderá enfrentar chuvas intensas durante a tarde e a noite de domingo.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Já no leste do Ceará, abrangendo o centro-sul da Jaguaribana, Cariri e centro-sul do Sertão Central e Inhamuns, as chuvas mais intensas são esperadas entre a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira.
Mais de 140 municípios do Ceará registraram chuvas entre as 7 horas de sábado e as 7 horas deste domingo, 2. Ao todo, 144 cidades do Estado tiveram o início do Carnaval marcado pelas precipitações. As máximas mais expressivas foram nos municípios de Maranguape (147 mm) e Ararendá (120 mm).
Vai chover no Carnaval do Ceará? Veja previsão
O primeiro dia de Carnaval foi marcado por chuvas em diversos polos do Estado. A previsão da Funceme indica condição de chuva em todas as macrorregiões do Ceará até terça-feira, 4.
Para hoje e segunda-feira, as chuvas devem ocorrer de forma isolada nas macrorregiões da faixa litorânea do Ceará, no Maciço de Baturité e na região Jaguaribana. Os maiores acumulados são esperados no noroeste e no centro-sul.
Nesta manhã, imagens de satélite registradas às 8h20min mostravam poucas nuvens sobre o estado do Ceará. As nuvens mais convectivas, associadas à chuva, estavam sobre o oceano Atlântico, próximas à faixa litorânea da macrorregião do Litoral Nortecearense.
Conforme a Funceme, essa nebulosidade está relacionada à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que no momento se encontra entre a linha do Equador e 2°S.
Na terça-feira, 4, a nebulosidade deve aumentar no centro-norte do Ceará, com os maiores volumes de chuva previstos para a faixa litorânea. Esse aumento é associado à maior proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), favorecendo a formação de áreas de instabilidade próximas à costa.