Ceará tem 5 açudes sangrando e 14 com capacidade acima de 90%

Ceará tem 5 açudes sangrando e 14 com capacidade acima de 90%

Atualmente os açudes Arrebita, Jenipapo, Gerardo Atimbone, São Pedro Timbaúba e Germinal atingem capacidade máxima e transbordam no Estado

O estado do Ceará registra cinco açudes sangrando nesta terça-feira, 25. Dados foram extraídos do Portal Hidrológico da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), e extraídos às 21h50min.

Reservatórios que atualmente sangram são: Arrebita (Forquilha), Jenipapo (Meruoca), Gerardo Atimbone (Sobral), São Pedro Timbaúba (Miraíma) e Germinal (Pacoti).

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Além disso, 14 reservatórios estão com mais de 90% de sua capacidade atingida. Entre eles a barragem Tijuquinha, localizada em Baturité. 

 

Rodrigo Vasconcelos, gerente regional da Cogerh, explica que o Açude Tijuquinha tem papel fundamental no abastecimento da região do Maciço de Baturité, especialmente do município e comunidades rurais próximas.

“O reservatório é essencial para o abastecimento humano da sede do município, operando em conjunto com o sistema proveniente do Açude Aracoiaba, localizado no município de Aracoiaba. Dependendo da quantidade armazenada e da qualidade da água, a sede de Baturité pode ser abastecida tanto pelo Tijuquinha quanto pelo Açude Aracoiaba, que é um reservatório maior”, explica Vasconcelos.

Outros 33 reservatórios permanecem com volume inferior a 30%. No geral, o Ceará conta atualmente com 44,19% de sua reserva hídrica preenchida, o equivalente a 8.182,9 hectômetros cúbicos (hm³). (Colaborou Gabriela Almeida)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar