Metas para a segurança pública do Ceará: projeto-piloto está em andamento
Conforme o secretário Roberto Sá, "últimos ajustes" estão sendo feitos para a implementação oficial do projeto. Declaração foi feita durante troca do comando-geral da PM-CE
Está em andamento o projeto-piloto do sistema de metas visando a redução dos índices de criminalidade no Ceará, afirmou Roberto Sá, titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A declaração foi feita na noite desta quinta-feira, 6, durante a cerimônia de troca do comandante da Polícia Militar do Estado (PM-CE), realizada no Quartel do Comando Geral da corporação, localizado no bairro Aeroporto, em Fortaleza.
O secretário, porém, não informou o que já está previsto no projeto e quando ele será lançado, o que só seria possível, conforme disse, após aprovação do governador Elmano de Freitas (PT). De acordo com Sá, batalhões, delegacias e demais unidades já estão estão “trabalhando com a metodologia de gestão por resultado” e a iniciativa está recebendo os “últimos ajustes”.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Já foi apresentada uma primeira versão ao governador, estamos fazendo os últimos ajustes para submeter novamente a ele, definitivamente, avaliar a implantação no modelo definitivo que nós gostaríamos que fosse”, afirmou o secretário.
“Os batalhões, delegacias e unidades já estão trabalhando com a metodologia de gestão por resultado, no sentido de nós termos uma metodologia, um sistema em que a gente possa monitorar cada município, cada bairro, cada logradouro, cada rua para verificar onde o crime está acontecendo, como podemos melhorar a prevenção e, caso a prevenção não seja suficiente, como reprimir, imediatamente, de forma qualificada, encontrando os criminosos e entregando a justiça”.
Elmano diz ser preciso "decisão política" para enfrentar o crime
Elmano também esteve presente à cerimônia, mas não concedeu entrevistas à imprensa. Em seu discurso durante a troca do Comando, o governador voltou a dizer que os índices de violência estão “distantes do que nós queremos”, mas demonstrou confiança nos integrantes da PM-CE para enfrentar o desafio, ressaltando, por outro lado, a necessidade de “decisão política” para que a questão seja solucionada.
“Eu não tenho dúvida nenhuma de que aqueles e aquelas que integram a Polícia Militar tem a máxima disposição de enfrentar o crime”, afirmou Elmano.
“Nós precisamos de decisão política para enfrentar o crime. Nós precisamos de decisão política no Congresso, nós precisamos de decisão política no Judiciário, nós precisamos de decisão política no Ministério Público e nós precisamos de decisão política nos executivos, da Presidência da República e nos Governos Estaduais. Vossas excelências podem saber que este governador tem decisão política de enfrentar o crime até o que for necessário fazer para derrotá-lo”.
O governador ainda elogiou o coronel Klênio Savyio e desejou sucesso ao substituto dele, o coronel Sinval Sampaio. Em sua fala de despedida do cargo, o coronel Klênio Savyio, que irá para a Reserva Remunerada da PM, listou uma série de medidas adotadas durante a sua gestão. Entre elas estão, o auxílio fardamento e majoração em 30% do pagamento de horas extras nos finais de semana e durante a madrugada.
Já o coronel Sinval Sampaio afirmou que, entre suas prioridades, está a valorização do policial militar. Ele disse as ações que pretendem implantar ainda estão em fase de planejamento.
“Elas não estão prontas no dia de hoje porque é necessário um planejamento e uma responsabilidade. E nós temos que ter essa preocupação com a responsabilidade, para cumprir exatamente aquilo que a gente fala”, afirmou o novo comandante da PM.
Sobre a sequência de assassinatos de PMs e ex-PMs na região do Grande Pirambu, Sampaio destacou que aquela área tem recebido a operação Escudo Redentor, que, desde que foi implantada, em janeiro, “tem reduzido em muito” as ações do crime organizado naqueles bairros.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente