Centro-Leste concentra principais chuvas do Ceará nesta quinta-feira, 6
Precipitações tiveram maior incidência em cidades do Sertão Central e Inhamuns, além da região Jaguaribana
11:59 | Fev. 06, 2025
Os municípios do Centro-Leste do Ceará tiveram os maiores índices de chuva do Estado entre as 7 horas da manhã da última quarta-feira, 5, e o mesmo horário desta quinta, 6. Dados preliminares da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos indicam volumes em torno dos 100 milímetros (mm) em cidades da região Jaguaribana e Sertão Central e Inhamuns.
Até as 11h50min desta quinta-feira, 133 municípios confirmaram incidência de chuvas no Ceará, sendo a maior delas em Jaguaribara, localidade distante 224 quilômetros (km) de Fortaleza, que apontou 113 mm. Senador Pompeu, com 95 mm e Icapuí, com 85 mm, completam as três maiores precipitações das últimas 24 horas.
Leia mais
Todas as oito macrorregiões do Estado registraram chuvas entre ontem e hoje, com valores menores nos litorais Norte, de Fortaleza e do Pecém, Cariri, Ibiapaba e Maciço de Baturité. Nesses locais, apenas algumas cidades como Maranguape e Reriutaba tiveram índices superiores a 50 mm. Os dados seguem em atualização.
Previsão do tempo para os próximos dias
Até o fim desta quinta-feira, a expectativa é de chuvas em todas as regiões do Ceará, com maiores acumulados concentrados na faixa litorânea durante a manhã, seguindo para o Litoral Norte e Ibiapaba ao entardecer.
O cenário chuvoso deve prevalecer em todo o território cearense até a tarde do próximo sábado, 8, quando a costa, região Jaguaribana, sul do Sertão Central e Inhamuns, além do Cariri, devem ter céu aberto e tempo firme.
De acordo com a Funceme, as chuvas estão sendo causadas por um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), sistema que aumenta o nível de nuvens e chuvas por onde passa, bem como pelo avanço de áreas de instabilidades provenientes do leste do Nordeste do Brasil.
Além destes, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal vetor da quadra chuvosa cearense, está se aproximando cada vez mais do litoral do Estado. Atualmente, ela se localiza 2° ao sul da linha do Equador. A costa do Ceará fica entre 0° e 5° abaixo do marcador.