MPCE recomenda que Governo do Estado mude critérios para aprovação de idosos em concurso
Ministério público orienta que os órgãos governamentais cearenses mudem os critérios de avaliação de candidatos idosos do concurso público para os cargos de assistência social
19:36 | Jan. 24, 2025
Por meio da 15ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, o Ministério Público do Ceará (MPCE) recomenda que os órgãos do Governo do Estado alterem os critérios para aprovação de candidatos idosos no teste de aptidão física do concurso público para a área de assistência social.
De acordo com o Ministério Público, os editais dos concursos públicos não incluem limite de idade para participação, mas estabelecem as mesmas exigências físicas para os homens, independentemente da faixa etária. Para o MPCE, isso poderia prejudicar as pessoas mais idosas.
As orientações do MPCE que visam mudar os editais dos concursos públicos para os cargos de socioeducador e analista socioeducativo foram direcionadas na última quarta-feira, 22, para:
- Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas);
- Secretaria de Proteção Social do Estado do Ceará (SPS); e
- Universidade Estadual do Ceará (Uece)
“A exigência de desempenho uniforme para todos os candidatos, sem considerar peculiaridades relacionadas à idade, configura uma violação ao princípio da isonomia. É necessário assegurar o tratamento desigual aos desiguais para promover a justiça social”, defende o promotor de Justiça Alexandre Alcântara.
Conforme a recomendação, a adesão dos critérios diferenciados para a avaliação de candidatos idosos se baseia nos princípios constitucionais de igualdade e justiça material.
O MPCE informa que a orientação leva em consideração os certames das Polícias Civis do Ceará e do Paraná, que já adotaram critérios diferenciados para candidatos idosos.