MEC autoriza 2ª etapa do campus do ITA no Ceará
Camilo Santana, assinará nesta segunda-feira, 27, a Ordem de Serviço para implementação da 2ª etapa do novo campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará
21:40 | Jan. 24, 2025
A solenidade de assinatura da Ordem de Serviço para implementação do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) em Fortaleza, no Ceará, ocorrerá na próxima segunda-feira, 27, com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana.
O evento ocorrerá a partir das 13 horas (horário de Brasília), na Base Aérea de Fortaleza. A cerimônia também contará com a presença do ministro da Defesa, José Múcio (PRD).
O ITA é uma instituição de ensino superior pública, da Força Aérea Brasileira, ligada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). O instituto com sede em São José dos Campos-SP, desde 1950, agora conta com um futuro campus em Fortaleza.
No total, o Governo Federal prevê um investimento de R$ 180 milhões nas obras do novo ITA cearense, que funcionará na Base Aérea de Fortaleza. A instituição tem previsão para formação de turmas e início dos primeiros cursos em 2027.
O convênio da implantação do ITA inclui a fase inicial, com a elaboração dos projetos executivos, a construção do primeiro bloco de alojamentos e parte da estrutura do bloco de ensino que abrigará os cursos de engenharia.
Segundo o Ministério da Defesa, a implantação do instituto ocorrerá, de forma gradativa, no decorrer de 10 anos, com adaptações, reformas e ampliações das estruturas existentes. Ao final o empreendimento terá:
- 21 laboratórios didáticos,
- 3 auditórios,
- 3 áreas de convivência,
- biblioteca,
- refeitório,
- quadra poliesportiva,
- piscina,
- campo de futebol,
- hangar de esportes,
- academia ao ar livre,
- salas e alojamentos.
Serviço
Cerimônia de Assinatura da Ordem de Serviço para a segunda etapa da implantação do campus do ITA Ceará
Quando: 27 de janeiro de 2025 (segunda-feira)
Onde: Base Aérea de Fortaleza, Av. Borges de Melo, 205 – Bairro Aeroporto, Fortaleza, Ceará
Horário: 13h (horário de Brasília)
Transmissão: Canal do MEC no YouTube