Pela primeira vez no ano, todas as macrorregiões do Ceará registram chuvas acima dos 50 mm
Dados são referentes ao acumulado entre as 7 horas da manhã de segunda-feira, 13, e o mesmo horário desta terça, 14; chuvas generalizadas devem continuar até a próxima quinta-feira, 16Todas as oito macrorregiões do Ceará registraram chuvas acima dos 50 milímetros (mm) entre as 7 horas da manhã de segunda-feira, 13, e o mesmo horário desta terça-feira, 14. Segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), esta é a primeira chuva generalizada do ano, com precipitações significativas espalhadas por todo o Estado.
Desde o dia 1° de janeiro, o Ceará já havia registrado grandes volumes de chuvas, porém concentrados em uma única região, como a do último dia 7, em municípios do Cariri, que tiveram volumes de até 155 mm. Os altos volumes desta terça já haviam sido antecipados por previsões de órgãos como a Funceme e o Instituto Nacional de Meteorologia, que alertaram para periogo de chuva em 71 cidades cearenses.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Nesta terça, 127 municípios tiveram registraram chuvas no Estado, sendo a maior delas em Granja, cidade a 328 quilômetros (km) de Fortaleza, com 77 mm. Além dela, Maranguape e Hidrolândia, com respectivamente 75 e 72 mm, completando o pódio das localidades mais atingidas pelas precipitações.
Os dados foram coletados no Calendário de Chuvas da Funceme e seguem em atualização.
Chuvas generalizadas são causadas por interação de sistemas meteorológicos
De acordo com a Funceme, as chuvas mais generalizadas desta terça foram causadas pela intração entre dois sistemas metorológicos, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Posicionada próxima à Bahia, a ZCAS é responsável pela formação de nuvens no Centro-Sul do Estado, enquanto a ZCIT contribui favorece a incidência de precipitações na porção Norte, como a Região Litorânea e ibiapaba.
"Esses dois sistemas aí combinados estão colaborando para um aumento da instabilidade, e consequentemente, da nebulosidade e chuvas no Estado", explica o meteorologista da Funceme, Bruno Rodrigues.
Para os próximos dias, a expectativa é de que o cenário de chuvas espalhadas pelo Estado se repita até a próxima quinta-feira, 16, quando o volume de precipitações tende a diminuir, principalmente na faixa Leste do Ceará, com destaque para o Vale do Jaguaribe.
A temperatura deve atingir até 35°C em alguns municípios do Cariri, Jaguaribana e do Sertão Central e Inhamuns. Nas demais regiões, a expectativa é de termômetros entre 30°C e 34°C. Na região serrana, as mínimas devem cair até 19°C.