CE: demanda por vacinas foi 100% atendida com 26,4 milhões de doses

Entre 2023 e 2024, mais de 604 milhões de doses foram enviadas a todos os estados. Dentre o montante, 26,4 milhões foram destinadas ao Ceará

Com 26,4 milhões de doses, a demanda por vacinas foi 100% atendida no Ceará, conforme divulgou o Ministério da Saúde (MS) no último dia 10. Até novembro de 2024, o Brasil registrou um aumento na cobertura de 15 das 16 vacinas do calendário infantil.

De acordo com o novo Painel de Distribuição de vacinas, entre 2023 e 2024 foram enviadas mais de 604 milhões de doses para todos os estados brasileiros. Desse montante, 26,4 milhões foram destinadas ao Ceará.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

No ano passado 6,9 milhões de doses foram aplicadas na população. Só em dezembro do ano passado, mais de 714 mil doses foram distribuídas.

LEIA TAMBÉM | Ceará vai receber 15 mil doses de vacina contra Covid; MS distribuirá 1,5 milhão de doses

PNI distribui cerca de 300 milhões de vacinas anualmente

Segundo informações do MS, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) distribui anualmente cerca de 300 milhões de doses para todos os 5.570 municípios. O programa fornece gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) 48 imunobiológicos: 31 vacinas, 13 soros e 4 imunoglobulinas à população.

O diretor do departamento do PNI, Eder Gatti, explica que apesar dos desafios, o programa consegue enviar todas as grades de vacinas do calendário básico no mês de dezembro.

“O processo de logística é complexo. Trabalhamos em parceria com os estados, que fazem a distribuição aos municípios. Temos estoques garantidos, como é o caso das vacinas de meningite e coqueluche, com reservas para atender a demanda dos próximos seis meses”, diz o diretor em nota enviada à imprensa.

Vacinas de varicela e tetraviral — que também possui o componente varicela — enfrentam escassez de matéria-prima mundialmente, mas conforme Eder os eventuais problemas pontuais serão resolvidos com os novos fornecedores.

“Garantimos o abastecimento inclusive da varicela, que enfrentava pendências, superando um problema por conta de fornecedores. Hoje, contamos com três fornecedores para essa vacina, assegurando a normalização ao longo do primeiro semestre de 2025”, explica.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

SUS

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar