CE: confira temperaturas de municípios do Estado após chuvas na manhã desta terça-feira, 14

Os dados são da Plataforma de Coleta de Dados (PCDs), da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)

17:49 | Jan. 14, 2025

Por: Bárbara Mirele
Imagem de apoio ilustrativo. De acordo com a Funceme, a tendência é de acumulados expressivos até quarta-feira, 15 (foto: Samuel Setubal)

A chuva chegou a mais de 150 municípios do Ceará nesta terça-feira, 14. Desses, pelo menos dez registraram temperaturas máxima e mínima entre 28 °C e 22 °C, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Confira a lista abaixo com os dez municípios de acordo com a Plataforma de Coleta de Dados (PCDs), da Funceme:

Temperaturas máximas:

Jaguaribe (Brum) - 28 °C
Icapuí (Fazenda Agrícola Famosa) - 27.9 °C
Morada Nova (Fazenda Itaueira) - 27.4 ºC
Alto Santo - 27.4 °C
Ibaretama - 27.4 ºC

Temperaturas mínimas:

Aiuaba - 24.2 °C
Crato (Sede) - 23.9 °C
Piquet Carneiro (Mororó) - 23.7 °C
Poranga - 22.7 °C
São Benedito (Sítio Ingazeira) - 22.4 °C

Ainda segundo o órgão deve seguir com condições favoráveis à chuva em todas as macrorregiões até esta quarta-feira, 15. A tendência, neste momento, é de céu variando de nublado a parcialmente nublado em todas as macrorregiões com chuva no Litorais Norte, de Fortaleza, no Maciço de Baturité, do Pecém e em Jaguaribana.

Conforme a pasta, as chuvas previstas, devem-se à influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que favorece a formação de áreas de instabilidades na porção centro-sul do Ceará.

Além disso, a Funceme também informou que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) se encontra em torno da Linha do Equador, colaborando para o aumento de instabilidade, principalmente sobre a faixa litorânea.

LEIA TAMBÉM | Sob alerta, Ceará registra chuvas em mais de 120 municípios nesta terça-feira

Cinco pontos de Fortaleza alagam e precisam de controle de tráfego

Já na Capital, o bairro Maraponga e a avenida Duque de Caxias foram apenas alguns dos pontos que registraram alagamentos e precisaram da ajuda de agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) para controlar o tráfego e garantir a segurança de motoristas e pedestres.

"Técnicos trabalham para restabelecer o funcionamento da rede semafórica, minimizando os transtornos e disciplinando a circulação", informou a pasta em material publicado pelo O POVO.

Em 2025 Enel Ceará registrou mais de sete mil descargas atmosféricas

Um raio atingiu a rede da Enel Distribuição Ceará na manhã de hoje, 14, e danificou equipamentos. O ocorrido afetou o fornecimento de energia para alguns clientes da Aldeota.

Em nota ao O POVO, a Enel informa que enviou uma equipe ao local para realizar os reparos necessários, e o fornecimento já foi normalizado. Somente neste ano de 2025, a companhia já registrou mais de 7 mil descargas atmosféricas em todo o Estado.

“Em 2024, a distribuidora contabilizou mais de 275 mil raios com destaque para os municípios de Granja (9.456), Santa Quitéria (9.167), Aurora (6.206), Jaguaretama (5.353) e Cariús (5.309). Já o Cariri (45.299), Centro-Sul (41.249) e Vale do Jaguaribe (37.492) foram as macrorregiões com maior número de registros em 2024”, finaliza a pasta.