Ceará tem mais homicídios em 2024 e secretário destaca metodologia de gestão para reduzir casos

Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) registraram alta após dois anos. Titular da Segurança no Estado afirma que estratégias devem reduzir cenário no Estado neste ano

O Ceará registrou aumento no número de homicídios em 2024, em comparação ao ano de 2023. Até o dia 20 de dezembro, o Estado contabilizou 3.151 de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs). Na comparação com o mesmo período em 2023, foram 9% a mais, onde o período teve 2.888 crimes. Em todo o ano, foram 2.983 casos.

Os dados são parciais e foram disponibilizados no portal da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Com o aumento no número de homicídios, que não registra alta desde 2022, o titular da SSPDS, Roberto Sá, destacou implantação de uma metodologia de gestão adaptada para redução do número de homicídios em 2025.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A informação foi divulgada durante a Reunião do Secretariado do Governo do Ceará, nesta segunda-feira, 6, no bairro Meireles, em Fortaleza.

O representante da Segurança Pública no Estado confirmou que os números de homicídios estão elevados e detalhou que a adaptação de um novo método de gestão representa um trabalho já realizado no Ceará anteriormente, que acumula conhecimentos das forças de Segurança.

“Um (projeto) piloto para rodar uma metodologia de gestão por resultado. Já pratico essa metodologia de gerenciamento em segurança pública há algum tempo e é possível a gente estabelecer essa metodologia com meta de redução de homicídio de diversas formas”, disse Roberto Sá.

Os CVLIs compreendem homicídios, feminicídios, latrocínios — roubos seguidos de morte, e lesões corporais seguidas de morte. Essa é a primeira vez que o número de casos voltou a crescer no Estado em dois anos. Em 2022 e 2023, o Estado finalizou os anos com o total de 2.970, em ambos os períodos.

Conforme Sá, apesar do aumento geral de casos, o segundo semestre mostrou uma desaceleração das mortes violentas, onde o titular atribui para as ações de prevenção e combate ao crime organizado.

Além da implantação da metodologia, outras estratégias para 2025 destacadas pelo secretário estão o aumento do efetivo policial e o investimento em tecnologia e inteligência.

O governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), disse que os dados de CVLIs estão sendo consolidados. Ele afirma que após a mudança da Política de Segurança com o atual secretário, “há uma uma diminuição dos índices, mas eles ainda são muito elevados”.

“A nossa avaliação é que nós apostamos num caminho correto. Nós temos que intensificar esse caminho que é fortalecer as forças policiais e acrescentar um reforço maior nas políticas de juventude”, pontua Elmano.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar