Cearense suspeito de planejar atentado em DF estava em surto, diz família

A irmã de Lucas Ribeiro Leitão afirma que ele, há cerca de dois meses, apresentava "falas desconexas" e que nunca havia manifestou sinais de extremismo político

A família de Lucas Ribeiro Leitão — o cearense preso neste domingo, 29, sob suspeita de planejar um atentado em Brasília (DF) — afirmou que ele estava sob surto psiquiátrico desde a última quarta-feira, 25, quando fugiu de casa.

Em entrevista ao O POVO, a irmã dele, Mayara Ribeiro, negou que ele, de fato, planejasse um atentado terrorista, afirmando que Lucas nunca manifestou sinais de extremismo político.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Conforme ela, Lucas, que é corretor de imóveis em Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza), vinha apresentando sinais de deterioração de sua saúde mental há, pelo menos, dois meses, quando ainda estava na Irlanda — país para o qual havia ido fazer um intercâmbio de estudos.

Desde então, diz Mayara, Lucas apresentava “falas desconexas” e a família já planejava uma internação médica, o que não ocorreu, conforme ela disse, devido à precariedade do sistema de saúde local.

Como O POVO já havia mostrado, Lucas foi dado como desaparecido na última quarta-feira, 25, tendo a sua família registrado Boletim de Ocorrência (B.O) na 12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Conforme divulgado pela imprensa brasiliense, Lucas foi encontrado na divisa entre Goiás e Bahia, dentro de um caminhão no qual havia pedido carona.

Com ele, policiais da Divisão de Prevenção e Combate ao Extremismo Violento (DPCEV) encontraram uma faca, mas Mayara conta que o objeto, na verdade, era um canivete, adquirido por ele após episódios de roubos aos quais sofreu.

Mayara afirma que a família de Lucas estava em contato com a Polícia Civil do Distrito Federal para monitorar o caso. Ainda segundo a imprensa do DF, publicações de Lucas no Instagram fazendo menções a supostos "duelos" ao presidente Lula e ao ex-presidente Bolsonaro foram relatadas à Polícia, fazendo com que ele fosse monitorado.

Família quer trazer Lucas Ribeiro de volta ao Ceará

Mayara disse já ter entrado em contato com o delegado da DPCEV visando orientações para trazer o irmão de volta ao Ceará. Ela descreve o irmão como uma pessoa “muito inteligente”, “cristão” e interessado em Filosofia e Física.

"Quem conhece, realmente, Lucas Ribeiro, sabe que ele é uma ótima pessoa", afirma. Ela ressalta haver uma preocupação com a integridade física de Lucas por parte da família, diante das publicações relacionadas não só a temas relacionados à política, mas também à religião e à segurança pública. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar