Número de cabos furtados no Ceará neste ano ultrapassa todo o ano passado, diz Enel
De janeiro a novembro, 295 quilômetros de cabos foram roubados no Estado. Casos foram registrados, principalmente, nos municípios de Beberibe, Aquiraz, Icapuí, São Gonçalo do Amarante, Camocim e Fortaleza
19:57 | Dez. 17, 2024
Entre janeiro e novembro deste ano, o número de cabos de energia furtados no Ceará superou o total registrado durante todo o ano passado. No período, foram registrados 295 quilômetros de cabos roubados, representando aumento de 58 quilômetros em relação ao ano passado.
Os dados são de um levantamento realizado pela Enel Distribuição, responsável pelo fornecimento de energia no Ceará, e divulgado nesta terça-feira, 17. No ano passado, mais de 237 quilômetros de cabos de energia foram furtados da rede elétrica da companhia no Estado.
De acordo com o levantamento, os meses com maior número de furtos foram novembro, com 40 quilômetros (km); seguido de janeiro, com 39 km; e maio, com 30 km. Os municípios mais afetados estão localizados nas regiões litorâneas.
Confira o ranking dos municípios que mais registraram furto de cabos:
Beberibe - 54 km
Aquiraz - 25 km
Icapuí - 25 km
São Gonçalo do Amarante - 23 km
Camocim - 20 km
Fortaleza - 18 km
Cascavel - 17 km
No ano passado, os municípios mais afetados pelo furto de cabos foram Cascavel, Trairi, Fortaleza, Cruz e Icapuí, também região litorânea do Estado. As ocorrências se concentraram principalmente entre os meses de setembro e dezembro, quando a Enel passou a registrar um aumento deste tipo de crime.
De acordo com a Enel, para combater o furto de cabos, as forças de segurança do Ceará têm intensificado as investigações em campo. A empresa afirma que, neste ano, 34 pessoas foram presas por furto ou receptação de cabos furtados.
Ainda segundo a Enel, foram adotadas outras medidas para evitar os furtos dos materiais. “A distribuidora tem adotado a substituição dos cabos de cobre por cabos de alumínio ou aço cobreado em áreas com maior incidência de furtos”, afirma. A medida também foi incorporada aos novos projetos, como as obras de extensão de rede, visando reduzir a criminalidade relacionada a furtos.
O POVO questionou à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), nesta terça-feira, 17, sobre o balanço de prisões e apreensões de furto de cabos de energia elétrica de janeiro a novembro deste ano, além de todo o ano passado. Quando a pasta responder, essa matéria será atualizada.
Canais de denúncia
Uma Central de Segurança foi criada pela Enel para o recebimento de denúncias sobre os casos por meio dos contatos (85) 3453 4060 ou pelo WhatsApp 85 99993 9526. O crime de furto e receptação de materiais são crimes, com pena prevista de um mês a oito anos, ou multa.
A Enel ainda afirma que a prática criminosa representa grande risco à segurança da população, principalmente os que manipulam a rede elétrica sem experiência e sem equipamentos de proteção.
Os casos podem ocasionar ainda curto-circuitos e deixar cabos energizados expostos em ruas e avenidas, além de afetar o fornecimento de energia.
Leia mais