Mortes por Covid-19 registradas no Ceará ainda estão ‘em investigação’
De acordo com a secretária da Saúde do Estado, os óbitos relacionados à Covid-19 seguem em investigação e, após confirmação dos dados, serão notificados
14:24 | Dez. 14, 2024
Entre os dias 1º e 7 de dezembro (49ª semana epidemiológica), o estado do Ceará confirmou 5.204 casos positivos de covid-19, segundo informe operacional atualizado na quinta-feira, 12. Contudo, as indicações de mortes pela doença ainda estão sob investigação.
“A gente tem acompanhado e monitorado e os óbitos ainda não estão confirmados. Eles estão em investigação e, quando tivermos os dados confirmados, vamos publicizar”, informou a secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho.
A titular da Saúde destacou, em entrevista ao O POVO, que “todas as medidas já estão sendo tomadas” e, apesar das altas taxas de transmissão e de infecção, poucas pessoas apresentaram complicações.
“Aproveito para avisar à população que mantenha o que aprendemos durante a pandemia, que é se prevenir”, considera a secretária. “Temos acompanhado diariamente e já se observou, no final da semana, uma ligeira queda dos casos.”
Na sexta-feira, 13, acompanhando os dados da plataforma IntegraSus, 11 mortes haviam sido notificadas em relação ao coronavírus, em cinco municípios do Estado. Sete foram em Fortaleza e uma na Região Metropolitana (RMF), em Maracanaú.
Outras duas vítimas foram confirmadas pelas prefeituras de Cascavel, cidade distante 61 quilômetros (km) da Capital; e Sobral, município a 233 km da Terra do Sol.
A 11° morte foi verificada pela Secretaria Estadual da Saúde do Ceará (Sesa), em nota, na cidade de Camocim.
Em meio à alta de casos, testes de covid estão em falta nas farmácias | ENTENDA
Covid-19 no Ceará: quais os sintomas?
O Ministério da Saúde alerta que a infecção respiratória aguda, causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, possui elevada transmissibilidade, incluindo variações de casos assintomáticos e manifestações clínicas leves, até quadros moderados, graves e críticos.
Covid-19 no Ceará: sintomas em caso leve
Em casos leves, o paciente pode apresentar tosse, dor de garganta ou coriza. Os elementos ainda são seguidos ou não de anosmia (perda do olfato), ageusia (perda do paladar, diarreia, dor abdominal, febre, calafrios, mialgia, fadiga e/ou cefaleia (dor em qualquer parte da cabeça).
Covid-19 no Ceará: sintomas em caso moderado
Os sintomas mais frequentes nos casos moderados podem incluir sinais leves da doença, como tosse persistente e febre persistente diária. No entanto, também é possível notar sinais de piora progressiva de outro sintoma relacionado à Covid-19.
Os pacientes podem sentir adinamia (fraqueza muscular), prostração, hiporexia (diminuição do apetite) e diarreia, além da presença de pneumonia sem sinais ou sintomas de gravidade.
Brasil deve receber mais de 8 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 | VEJA
Covid-19 no Ceará: sintomas em caso grave
Considera-se como um caso grave a “Síndrome Respiratória Aguda Grave”. Essa síndrome gripal apresenta dispneia/desconforto respiratório ou pressão persistente no tórax.
Ainda pode incluir saturação de oxigênio menor que 95% em ar ambiente ou coloração azulada de lábios ou rosto.
Covid-19 no Ceará: sintomas em caso crítico
Nas situações críticas, os principais sinais são sepse, síndrome do desconforto respiratório agudo, insuficiência respiratória grave, disfunção de múltiplos órgãos e pneumonia grave.
Esses casos podem indicar a necessidade de suporte respiratório e internações em unidades de terapia intensiva.
Covid-19: após aumento de casos, Sesa publica recomendações para unidades de saúde | ENTENDA
Com informações do repórter Kleber Carvalho