Após dois meses, Ceará volta a registrar mortes por Covid-19
Estado registrou 11 óbitos nos últimos dois meses, conforme dados do IntegraSus; mais de seis mil casos foram confirmados na primeira semana de dezembro
15:20 | Dez. 13, 2024
Após setembro e outubro sem nenhum óbito verificado, o Ceará voltou a registrar mortes por Covid-19. Ao todo, 11 pessoas foram vitimadas pelo novo coronavírus em cinco municípios no Estado, desde o início de novembro.
Sobre o número de casos, o IntegraSus aponta 6.586 confirmações apenas na 49ª semana epidemiológica (entre os dias 1º e 7 de dezembro).
Conforme publicado pelo O POVO, o quantitativo já havia quadruplicado da semana 47 (17 a 23 de novembro), quando foram registrados 794 casos, para a semana 48 (24 a 30 de novembro), que teve 3.722 registros.
Assim, agora, as confirmações quase duplicaram entre a última semana de novembro e a primeira de dezembro.
Conforme dados da plataforma Integrasus, entre as mortes, sete foram em Fortaleza e uma na Região Metropolitana (RMF), em Maracanaú. Outras duas vítimas foram confirmadas pelas prefeituras de Cascavel, cidade distante 61 quilômetros (km) da Capital; e Sobral, município a 233 km da Terra do Sol.
Leia mais
A 11° morte foi confirmada pela Secretaria Estadual da Saúde do Ceará (Sesa), em nota, na cidade de Camocim. De acordo com a pasta, 18.496 casos de Covid-19 foram confirmados no Estado até o início de dezembro. Destes, 49 foram fatais.
Idosos com comorbidades estão entre as vítimas
Pelo menos duas das 11 mortes por Covid-19 nas últimas semanas foram de pessoas idosas com comorbidades. As idades das vítimas foram confirmadas pelas gestões municipais de Cascavel e Sobral.
A primeira delas foi divulgada pelo prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PSB), em seu perfil institucional no instagram. Um homem de 78 anos com diversas comorbidades foi a óbito na última quinta-feira, 11, na cidade. De acordo com o gestor, outras 21 pessoas estão internadas com a doença no Hospital Regional Norte (HRN).
A Secretaria de Saúde de Sobral foi contatada para mais detalhes sobre o quadro do paciente durante a internação. A matéria será atualizada assim que novas informações forem enviadas.
Na última sexta-feira, 6, a Prefeitura de Cascavel confirmou o primeiro óbito da Cidade no ano através de boletim divulgado no Instagram. O POVO apurou que a vítima se trata de uma mulher de 74 anos, com histórico de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e hipertensão. Ela havia tomado apenas duas doses da vacina contra o novo coronavírus.
Questionada sobre as mortes em Fortaleza apontadas pelo IntegraSus, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disse que 16 óbitos foram registrados na cidade este ano até o mês de agosto. Nenhuma nova morte foi informada pela pasta desde setembro. Outros quatro casos, sendo três no mês de novembro, estão em investigação.
Dentre as 16 vítimas informadas em boletim enviado pela SMS, 11 tinham mais de 60 anos e duas estavam entre zero e nove anos de idade.
O POVO tentou contato com as prefeituras de Maracanaú e Camocim para mais informações sobre as mortes, mas não conseguiu localizá-las.