Ceará vai receber 15 mil doses de vacina contra Covid; MS distribuirá 1,5 milhão de doses
Lote faz parte de mais de 8 milhões de doses adquiridas para manter os estoques do SUS em todo o País. A Secretaria da Saúde (Sesa) informou que para o Ceará, serão 15 mil dosesCom prazo previsto até esta terça-feira, 10, o Ministério da Saúde (MS) entrega cerca de 1,5 milhão de doses de vacina contra Covid-19 a todos os estados e Distrito Federal. A Secretaria da Saúde (Sesa) informou que para o Estado do Ceará serão distribuídas 15 mil doses.
A meta é distribuir 5 milhões de doses até o final de dezembro para todo o País. O lote faz parte de mais de 8 milhões de doses adquiridas para manter os estoques do Sistema Único de Saúde (SUS).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
De acordo com MS, as vacinas foram adquiridas em um pregão de 69 milhões de doses, que foi concluído neste semestre e deve garantir o abastecimento por dois anos. As entregas serão feitas pelos fabricantes e de forma parcelada, conforme a adesão da população, com as vacinas mais atualizadas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Estudos mostram que eficácia e segurança de vacina é de 90%
Pela primeira vez nos estados, as vacinas a serem distribuídas são da Serum (Instituto de Soro da Índia). Os estudos de fase 3 mostraram uma segurança e eficácia de 90% contra casos sintomáticos em adultos.
Além disso, outras vantagens da vacina são o maior prazo de validade, transporte e conservação simples (2°C e 8°C).
A vacina da Zalika Farmacêutica, já usada nos EUA e Reino Unido, será aplicada no Brasil em pessoas a partir de 12 anos, faixa etária aprovada pela Anvisa. Crianças abaixo dessa idade continuarão recebendo a vacina de RNA mensageiro da Pfizer.
LEIA TAMBÉM | Caucaia fará desinfecção de escolas municipais nesta sexta-feira, 6, em razão do aumento de Covid-19
Novidade da vacinação contra Covid-19
O Ministério da Saúde enviou a todos os estados um documento com orientações para a estratégia de vacinação contra a Covid-19.
Uma novidade é que assim como a vacinação em crianças, a vacina da Covid-19 agora integra o calendário nacional para gestantes e idosos. Gestantes receberão uma dose por gestação, e idosos, uma dose a cada seis meses.
De acordo com o Ministério, os demais grupos prioritários terão vacinação realizada periodicamente em qualquer sala de vacina. Os grupos especiais receberão uma dose periódica, sendo a cada 6 meses para imunocomprometidos e a cada ano para os demais grupos.
Confira os grupos prioritários em material publicado pelo O POVO.
Leia mais
-
Covid-19: Ceará registra mais de 3 mil casos na última semana de novembro
-
Covid-19: Ceará registra 599 casos em uma semana e positividade chega a 27,8%
-
Vacinação contra Covid-19: saiba quem deve tomar doses de reforço
-
Covid-19: após aumento de casos, Sesa publica recomendações para unidades de saúde