MP do Ceará discutirá o uso excessivo de medicamentos e aumento de diagnósticos psiquiátricos
Na próxima segunda, 9, o Ministério do Ceará promove a segunda edição do "Vidas em Pauta" para refletir os efeitos dos medicamentos para a saúde mental
10:45 | Dez. 09, 2024
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) discute uso excessivo de medicamentos psiquiátricos e o elevado número de diagnósticos de transtornos psicológicos nesta segunda-feira, 9.
Em sua segunda edição, o evento “Vidas em Pauta” tem o tema “Diagnósticos e Medicamentos: reflexões sobre seus efeitos na saúde mental”. O evento ocorre das 14 às 16 horas por meio do YouTube do MP do Ceará.
Essa edição contará com três palestras que possibilitarão o debate a respeito do uso excessivo de medicamentos psiquiátricos e o elevado número de diagnósticos de transtornos psicológicos, tal qual os efeitos dessas práticas no bem-estar desses indivíduos, dialogando em como elas podem impactar à saúde.
Leia mais
O encontro busca, do mesmo modo, questionar possíveis alternativas para um tratamento de cuidados muito mais centrado no ser humano, isto é, visa enfatizar a necessidade de métodos que considerem as diversas dimensões da saúde mental: a biológica, psicológica e social.
O psiquiatra e psicoterapeuta Hermano Pontes Castro, o psicólogo e professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Victor Monteiro, e a farmacêutica e professora Danielle Macêdo Gaspar, serão os palestrantes.
O evento é pensado para os membros, servidores e estagiários do Ministério Público do Estado do Ceará, assim como para os municípios que aderiram ao “Programa Vidas Preservadas” e para a sociedade em geral. A mediação será feita pela coordenadora do Caosaúde e do “Programa Vidas Preservadas”, promotora de Justiça Ana Karine Serra Leopércio.
Serviço
Diagnósticos e Medicamentos: reflexões sobre seus efeitos na saúde mental
Quando: 9 de dezembro, das 14 às 16 horas
Youtube do MP do Ceará
Mais informações: mpce.mp.br
Programação:
14 horas – Abertura
14h10min – A Psicopatologização da Vida: como os excessos de diagnósticos psiquiátricos afetam a saúde mental?
Palestrante: Hermano Pontes Castro- Psiquiatra, Psicoterapeuta, especialista em Saúde Indígena pela Universidade Federal de São Paulo
14h40min – Medicalização e sofrimento: repensando o cuidado em saúde mental
Palestrante: Victor Monteiro Leite- Psicólogo, psicoterapeuta, mestre em saúde mental, professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
15h10min – Repensando o impacto das medicações psiquiátricas no comportamento humano: alternativas Fitoterápicas e não Farmacológicas para a Saúde Mental.
Palestrante: Danielle Macêdo Gaspar, PhD em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), professora associada de fisiologia e vice-diretora da Faculdade de Medicina.
15h40min – Diálogos e debates
16 horas – Encerramento