Ceará vai receber 15 mil doses de vacina contra Covid; MS distribuirá 1,5 milhão de doses
Lote faz parte de mais de 8 milhões de doses adquiridas para manter os estoques do SUS em todo o País. A Secretaria da Saúde (Sesa) informou que para o Ceará, serão 15 mil doses
15:55 | Dez. 09, 2024
Com prazo previsto até esta terça-feira, 10, o Ministério da Saúde (MS) entrega cerca de 1,5 milhão de doses de vacina contra Covid-19 a todos os estados e Distrito Federal. A Secretaria da Saúde (Sesa) informou que para o Estado do Ceará serão distribuídas 15 mil doses.
A meta é distribuir 5 milhões de doses até o final de dezembro para todo o País. O lote faz parte de mais de 8 milhões de doses adquiridas para manter os estoques do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com MS, as vacinas foram adquiridas em um pregão de 69 milhões de doses, que foi concluído neste semestre e deve garantir o abastecimento por dois anos. As entregas serão feitas pelos fabricantes e de forma parcelada, conforme a adesão da população, com as vacinas mais atualizadas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Estudos mostram que eficácia e segurança de vacina é de 90%
Pela primeira vez nos estados, as vacinas a serem distribuídas são da Serum (Instituto de Soro da Índia). Os estudos de fase 3 mostraram uma segurança e eficácia de 90% contra casos sintomáticos em adultos.
Além disso, outras vantagens da vacina são o maior prazo de validade, transporte e conservação simples (2°C e 8°C).
A vacina da Zalika Farmacêutica, já usada nos EUA e Reino Unido, será aplicada no Brasil em pessoas a partir de 12 anos, faixa etária aprovada pela Anvisa. Crianças abaixo dessa idade continuarão recebendo a vacina de RNA mensageiro da Pfizer.
LEIA TAMBÉM | Caucaia fará desinfecção de escolas municipais nesta sexta-feira, 6, em razão do aumento de Covid-19
Novidade da vacinação contra Covid-19
O Ministério da Saúde enviou a todos os estados um documento com orientações para a estratégia de vacinação contra a Covid-19.
Uma novidade é que assim como a vacinação em crianças, a vacina da Covid-19 agora integra o calendário nacional para gestantes e idosos. Gestantes receberão uma dose por gestação, e idosos, uma dose a cada seis meses.
De acordo com o Ministério, os demais grupos prioritários terão vacinação realizada periodicamente em qualquer sala de vacina. Os grupos especiais receberão uma dose periódica, sendo a cada 6 meses para imunocomprometidos e a cada ano para os demais grupos.
Confira os grupos prioritários em material publicado pelo O POVO.
Leia mais
-
Covid-19: Ceará registra mais de 3 mil casos na última semana de novembro
-
Covid-19: Ceará registra 599 casos em uma semana e positividade chega a 27,8%
-
Vacinação contra Covid-19: saiba quem deve tomar doses de reforço
-
Covid-19: após aumento de casos, Sesa publica recomendações para unidades de saúde