Operação da PF mira esquema de lavagem de dinheiro envolvendo italianos com visto de investidores no Ceará
Estão sendo cumpridos 19 mandados de busca e apreensão. Operação foi deflagrada após notpicia-crime enviada pela Polícia da Itália
07:54 | Dez. 04, 2024
Na manhã desta quarta-feira, 4, a Polícia Federal cumpre 19 mandados de busca e apreensão em Fortaleza, Eusébio e Aquiraz, no Ceará, e em Natal, no Rio Grande do Norte, com foco em esquema de lavagem de dinheiro envolvendo italianos que têm visto de investidor no Brasil. A Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) colabora com a operação.
De acordo com a PF, uma notícia-crime enviada pela Guarda di Finanza, órgão especial da polícia da Itália, relatou movimentações financeiras suspeitas entre Brasil e Itália, envolvendo italianos que supostamente teriam ligação com uma das maiores organizações criminosas do mundo, de origem europeia.
O esquema seria composto por empresas de fachada que eram abertas por contadores e advogados utilizadas para lavar, no Ceará, dinheiro ilícito vindo da Europa.
Além dos mandados de busca e apreensão, a PF cumpre ordens judiciais de suspensão das atividades das empresas e a suspensão do visto de investidor dos italianos.