Ceará registra chuva em mais de 100 cidades nesta quarta; Capital tem alagamentos e falta de energia
O maior acumulado de chuva foi na região do Cariri, que registrou uma máxima de 111.2mm
08:27 | Dez. 04, 2024
O Ceará registrou chuva em 101 municípios até as 9h30 da manhã desta quarta-feira, 4. O maior acumulado foi no município de Ipaumirim, na região do Cariri, com 111.2 milímetros.
Em Fortaleza, o registro foi de 42,2mm no posto do Pici. Capital, porém, já registra forte chuvas ao longo da manhã, pontos de alagamento, engarrafamento e problemas em sinais de trânsito. Há registro de falta de energia nos bairros Damas, Jardim América, Vila União, Jangurussu, Bom Futuro, São Cristóvão, Pici, Montese e Parque Araxá relataram ainda queda no fornecimento de energia elétrica. Há relato ainda no Jereissati I, em Maracanaú.
De acordo com a Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme), a previsão é que as chuvas continuem em todo o Estado pelos próximos dias.
Leia mais
Conforme a Funeme, as precipitações estariam associadas à atuação do Vórtice Ciclônico de Alto Nível (VCAN), um sistema de baixa pressão, típico da pré-estação chuvosa, que acontece de dezembro a janeiro na região Nordeste.
As chuvas mais fortes estão previstas para o período noturno, nas microrregiões do Cariri, Jaguaribana, Sertão Central e Inhamuns, Maciço de Baturité e Ibiapaba, principalmente entre os períodos das tardes, noites e madrugadas.
A Enel Distribuição Ceará informou, através de nota, que houve o desligamento de uma subestação da transmissora Chesf, localizada no bairro Mondubim, afetando o fornecimento de energia de alguns bairros da região Sul da capital. "A empresa esclarece que, de imediato, realizou manobras de transferências de carga para diminuir o impacto aos clientes. A distribuidora reforça ainda que está em contato com a Chesf para apurar as causas do desligamento".
A Eletrobras informou que houve o desligamento do setor 69kV da subestação Fortaleza, com reflexo parcial na distribuição de energia a alguns municípios da Região Metropolitana.
A empresa de energia explicou que, após o desligamento, foram executadas ações de tranferência de cargas pela distribuidora local e que adotou todas as providências necessárias para o restabelecimento da subestação.
Ainda conforme a Eletrobras, o processo de recomposição da instalação foi totalmente concluído às 8h29min de hoje, 4.
"As causas do desligamento estão sendo investigadas. Durante a inspeção foi identificado um cabo partido em um alimentador da distribuidora local", complementa o comunicado da empresa de energia.
Semáforos apagados e a regra de circulação
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), através de nota, informou que orientadores de tráfego estão em operação em quatro cruzamentos de Fortaleza:
- Av. Tristão Gonçalves X Av. Duque de Caxias
- Rua 24 de Maio X Av. Duque de Caxias
- Rua Barão do Rio Branco X Av. Duque de Caxias
- Av. Dom Manuel X Av. Heráclito Graça
Sem contabilizar o total de equipamentos afetados, a entidade afirma ainda que técnicos estão trabalhando para restabelecer o funcionamento dos semáforos que apresentam instabilidade. "A maior parte do problema é causada por oscilações no fornecimento de energia elétrica". Esclarece ainda que "na maioria dos casos, o funcionamento é retomado de forma imediata. Se a operação não normalizar, técnicos do órgão são enviados ao local para reiniciar ou providenciar alguma correção no dispositivo".
Um alerta é feito: "a importância de seguir a regra geral de circulação prevista no artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): em caso de trânsito por fluxos de veículos que se cruzem em local não sinalizado, a preferência de passagem será do veículo que vem pela direita".
Obras na Heráclito Graça
Na avenida Heráclito Graça, onde ocorre obras para conter os alagamentos - que acontece no local há décadas - máquinas, entulho e pedestres dividem espaço nesta manhã. De acordo com o secretário de Infraestrutura de Fortaleza, Samuel Dias, em entrevista ao POVO em novembro, a obra deverá ser entregue ainda neste ano.
Chuva e ventania arrancam telhados em Brejo Santo
Uma chuva com forte ventania causou prejuízos e assustou moradores em Brejo Santo, município localizado a 521,75 km de Fortaleza, na região do Sertão do Cariri. O caso ocorreu no final da tarde dessa terça-feira, 3. Registros feitos por moradores mostram que a chuva provocou alagamentos nas ruas, enquanto a força dos ventos derrubou árvores e danificou telhados, incluindo o Estádio Geraldão e uma escola estadual.
Atualizada às 17h35min