Hidelbrando Soares é reeleito como reitor da Uece em votação de professores, alunos e servidores

O governador Elmano de Freitas (PT) deve oficializar a escolha do novo reitor até o dia 13 de janeiro de 2025

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Hidelbrando Soares, foi reeleito para mais uma gestão à frente da Reitoria. A votação foi realizada entre professores, alunos e servidores, nesta quarta-feira, 27.

A chapa única formada pelo atual reitor e vice-reitor, Dárcio Teixeira, recebeu 89% dos votos dos professores, 77,5% dos servidores e foi a escolha de 73,6% dos estudantes.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Após a votação, o resultado será homologado junto ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e ao Conselho Universitário (Consu), no dia 6 de dezembro.

Depois, uma lista tríplice com mais duas chapas indicadas pelos conselhos será enviada ao governador Elmano de Freitas (PT). Ele tem até o dia 13 de janeiro de 2025 para escolher o nome que vai chefiar a Reitoria da Universidade.

Hidelbrando diz ter convicção de que o seu nome será escolhido pelo governador, respeitando a votação da comunidade acadêmica.

“É uma natureza histórica. Sempre o mais votado é o indicado. E também pelo perfil do governador, que é um democrata e tem sensibilidade principalmente no ambiente universitário. Minha expectativa é que ele faça aquilo que os outros já fizeram”, afirma.

Propostas para a próxima gestão

O reitor reeleito elenca cinco propostas principais para a gestão que deve fazer de 2025 a 2029. A primeira delas é dar continuidade à Política de Expansão e Interiorização da Uece.

“De 2022 para cá, criamos três novas faculdades, nove novos cursos. É um grande desafio nosso consolidar essa primeira etapa e iniciar a segunda etapa ainda no governo Elmano de Freitas. É estratégico não só para a universidade, mas para o desenvolvimento do Estado”, afirma.

Além disso, o reitor pretende avançar na interiorização de cursos de pós-graduação stricto sensu, com novos mestrados e doutorados no Interior.

A ampliação da assistência estudantil também é uma das promessas, com a garantia de uma bolsa permanência para estudantes vulneráveis socioeconomicamente e a construção de restaurantes universitários em todas as unidades acadêmicas da instituição.

Hidelbrando se compromete ainda a melhorar a oferta de professores e servidores da universidade, garantir obras de novos campi e prosseguir com a política de manutenção predial.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar