Moto Segura: motociclista por aplicativo consegue recuperar veículo roubado
Programa Moto Segura tem 2.132 veículos cadastros e facilita recuperação de motocicletas roubadas no Ceará
22:30 | Nov. 27, 2024
Rodney Vieira Lima, motociclista por aplicativo, foi o primeiro cadastrado no Programa Moto Segura a recuperar seu veículo após um roubo. O crime aconteceu no dia 12 de novembro, no bairro Cajazeiras, em Fortaleza.
Seguindo o protocolo do Moto Segura, Rodney ligou para o número 190, da Coordenação Integrada de Operações de Segurança (Ciops), e forneceu o código de rastreamento. Em poucas horas, a Polícia Militar localizou o veículo e prendeu o suspeito.
O programa Moto Segura, lançado pelo Governo do Ceará em setembro de 2024, contabiliza 2.132 motocicletas cadastradas.
A iniciativa, fruto da parceria entre a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) e a Empresa Cearense de Tecnologia da Informação (Etice), tem como objetivo reduzir furtos de motocicletas no Estado
Segundo o Governo do Ceará, um homem de 38 anos, apontado como responsável pelo roubo da motocicleta de Rodney, foi preso no bairro Parque Santa Maria. Ele já tinha histórico de furto. Encaminhado ao 30º Distrito Policial, foi autuado por recebimento e adulteração de placa de identificação de veículo automotor.
Como funciona o Programa Moto Segura
O programa é destinado, inicialmente, aos motociclistas que utilizam o veículo em Fortaleza e Região Metropolitana. O cadastro é realizado exclusivamente pelo aplicativo Meu Detran. Após o cadastro, um rastreador é instalado na motocicleta.
Em caso de roubo ou furto, a vítima deverá ligar para o Ciops no número 190, informando seus dados e a senha cadastrada no programa. Com essas informações, as forças de segurança podem rastrear o veículo e direcionar equipes policiais para recuperar o veículo.
As tecnologias utilizadas pelo programa, como os sistemas Agilis e Nuvid, fortaleceram a integração entre a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Ciops. Segundo as autoridades, esta colaboração é essencial para garantir resultados eficazes, como a recuperação de veículos e a detenção de suspeitos.