Motocultivadores são entregues a entidades da agricultura familiar no Ceará
A distribuição foi marcada por solenidade realizada no centro da cidade de Maranguape, distante 26 km de FortalezaO Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realizou nesta terça-feira, 26, a entrega de 270 motocultivadores a associações de agricultores familiares de 85 municípios cearenses. A distribuição ocorreu na Praça Capistrano de Abreu, na cidade de Maranguape, distante 26 km de Fortaleza
Apenas nesta semana, o Governo Estadual e a SDA já estiveram reunidos em dois eventos relacionados à agricultura familiar. Na próxima quarta-feira, 27, os dois órgãos estarão anunciando investimentos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-Leite).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A entrega dos motocultivadores integra a Política de Incremento e Modernização da Atividade Agrícola do Governo do Estado, que afirmou que os recursos investidos na aquisição dos equipamentos foram de R$ 6,9 milhões.
Os motocultivadores atuam na mecanização da agricultura familiar do Estado, diminuindo os custos da produção, reduzindo atividades que prejudicam o solo e impulsionando a qualidade da fabricação dos insumos agrícolas.
Foram contempladas associações e cooperativas da agricultura familiar de 85 municípios:
- Acarape
- Alcântaras
- Amontada
- Antonina do Norte
- Aracoiba
- Ararendá
- Arneiroz
- Aurora
- Bananuiú
- Barbalha
- Baturité
- Brejo Santo
- Camocim
- Campo Sales
- Canindé
- Caucaia
- Cedro
- Choró
- Crateús
- Crato
- Cruz
- Deputado Irapuan Pinheiro
- Forquilha
- Fortaleza
- Granjeiro
- Guaraciaba do Norte
- Ibaretama
- Ibiapina
- Ibicuitinga
- Icó
- Independência
- Ipueiras
- Iracema
- Itapipoca
- Itapiúna
- Itarema
- Jaguaretama
- Jaguaribe
- Jati
- Jucás
- Limoeiro do Norte
- Madalena
- Maranguape
- Massapê
- Mauriti
- Milagres
- Milhã
- Miraíma
- Missão Velha
- Mombaça
- Morada Nova
- Monsenhor Tabosa
- Mucambo
- Nova Olinda
- Nova Russas
- Novo Oriente
- Ocara
- Orós
- Pacatuba
- Paracuru
- Paraipaba
- Paramoti
- Pedra Branca
- Pentecoste
- Poranga
- Porteiras
- Quixadá
- Quiterianópolis
- Quixeramobim
- Quixeré
- Redenção
- Russas
- Santa Quitéria
- Santana do Acaraú
- Santana do Cariri
- São Gonçalo do Amarante
- São Luís do Curu
- Senador Pompeu
- Tamboril
- Tejuçuoca
- Trairi
- Ubajara
- Umirim
- Varjota
- Várzea Alegre
De acordo com o governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), a aquisição dos motocultivadores permite que pequenos agricultores familiares tenham acesso a condições de trabalho dignas, e, dessa forma, possam “produzir mais cansando menos”.
“A agricultura familiar é responsável por 70% da comida que vai para a mesa do povo brasileiro, mesmo trabalhando em condições difíceis. Quem faz esse trabalho com enxada sabe que é muito cansativo, com a máquina você cansa menos e produz mais”, reforçou o chefe do Executivo estadual.
O titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, pontua que a extensão rural e capacitação dos agricultores serão realizadas por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce).
“Há investimentos do Governo Estadual em parceria com o Governo Federal não só para a qualificação, mas também para ampliação da quantidade de técnico que é necessário para fazer esse acompanhamento do setor produtivo do Ceará”, complementa.
Conforme o produtor Valdemir Mesquita, conhecido como “Pé de mola”, um motocultivador tem a capacidade de preparar o solo de um hectare a cada quatro horas, diminuindo o tempo de produção e aumentando a produtividade do agricultor familiar.
“Estamos felizes com a iniciativa, é uma política que, de fato, chega aos agricultores, que são muito penalizados na ponta, para que eles possam aumentar a produção com menos esforço, porque a gente sabe que não é fácil fazer esse serviço utilizando uma enxada”, menciona.
Mesquita, que reside no Assentamento dos Grossos, no município de Santa Quitéria, acrescenta que o equipamento é adaptado às necessidades do agricultor familiar.
“Você vai estar com um equipamento que pode utilizar sozinho, vai se tornar um autônomo com total liberdade. É um equipamento de baixo custo de manutenção, você encontra as peças para trocar em qualquer lugar”, reforçou.
A representante da Cooperativa Cooperamuns, localizada na região de Crateús, Cláudia Martins, comemora a aquisição dos motocultivadores, afirmando que os equipamentos melhoram a comercialização de produtos e, consequentemente, a renda dos cooperados.
“Receberemos três motocultivadores na nossa região e estarão destinados ao uso de aproximadamente 100 pessoas, porque não é de uso individual, mas coletivo”, relata Cláudia.
Microtratores serão entregues em março de 2025, prevê Elmano
Durante o evento de distribuição de motocultivadores a entidades da agricultura familiar cearense, o governador do Estado, Elmano de Freitas (PT) anunciou que cerca de 250 microtratores agrícolas serão entregues até o dia 19 de março de 2025, Dia de São José, padroeiro do Ceará.
Estes equipamentos são utilizados para operar em pequenas e médias áreas de cultivo, desempenhando atividades relacionadas ao arado e plantio.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, o processo licitatório dos microtratores já foi aberto, contudo, a entrega dos equipamentos aos agricultores está prevista para março de 2025.
“Abrimos o processo de licitação dos microtratores, mas vamos entregá-los em breve para que possamos beneficiar a agricultura familiar. Estamos com todo o processo para que até o dia 19 de março de 2025 a gente possa entregar boa parte dessa mecanização”, reforçou.
O aporte desses micro tratores, conforme o secretário, foi de aproximadamente 70 milhões.