Motocultivadores são entregues a entidades da agricultura familiar no Ceará
A distribuição foi marcada por solenidade realizada no centro da cidade de Maranguape, distante 26 km de Fortaleza
20:10 | Nov. 26, 2024
O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realizou nesta terça-feira, 26, a entrega de 270 motocultivadores a associações de agricultores familiares de 85 municípios cearenses. A distribuição ocorreu na Praça Capistrano de Abreu, na cidade de Maranguape, distante 26 km de Fortaleza
Apenas nesta semana, o Governo Estadual e a SDA já estiveram reunidos em dois eventos relacionados à agricultura familiar. Na próxima quarta-feira, 27, os dois órgãos estarão anunciando investimentos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-Leite).
A entrega dos motocultivadores integra a Política de Incremento e Modernização da Atividade Agrícola do Governo do Estado, que afirmou que os recursos investidos na aquisição dos equipamentos foram de R$ 6,9 milhões.
Os motocultivadores atuam na mecanização da agricultura familiar do Estado, diminuindo os custos da produção, reduzindo atividades que prejudicam o solo e impulsionando a qualidade da fabricação dos insumos agrícolas.
Foram contempladas associações e cooperativas da agricultura familiar de 85 municípios:
- Acarape
- Alcântaras
- Amontada
- Antonina do Norte
- Aracoiba
- Ararendá
- Arneiroz
- Aurora
- Bananuiú
- Barbalha
- Baturité
- Brejo Santo
- Camocim
- Campo Sales
- Canindé
- Caucaia
- Cedro
- Choró
- Crateús
- Crato
- Cruz
- Deputado Irapuan Pinheiro
- Forquilha
- Fortaleza
- Granjeiro
- Guaraciaba do Norte
- Ibaretama
- Ibiapina
- Ibicuitinga
- Icó
- Independência
- Ipueiras
- Iracema
- Itapipoca
- Itapiúna
- Itarema
- Jaguaretama
- Jaguaribe
- Jati
- Jucás
- Limoeiro do Norte
- Madalena
- Maranguape
- Massapê
- Mauriti
- Milagres
- Milhã
- Miraíma
- Missão Velha
- Mombaça
- Morada Nova
- Monsenhor Tabosa
- Mucambo
- Nova Olinda
- Nova Russas
- Novo Oriente
- Ocara
- Orós
- Pacatuba
- Paracuru
- Paraipaba
- Paramoti
- Pedra Branca
- Pentecoste
- Poranga
- Porteiras
- Quixadá
- Quiterianópolis
- Quixeramobim
- Quixeré
- Redenção
- Russas
- Santa Quitéria
- Santana do Acaraú
- Santana do Cariri
- São Gonçalo do Amarante
- São Luís do Curu
- Senador Pompeu
- Tamboril
- Tejuçuoca
- Trairi
- Ubajara
- Umirim
- Varjota
- Várzea Alegre
De acordo com o governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), a aquisição dos motocultivadores permite que pequenos agricultores familiares tenham acesso a condições de trabalho dignas, e, dessa forma, possam “produzir mais cansando menos”.
“A agricultura familiar é responsável por 70% da comida que vai para a mesa do povo brasileiro, mesmo trabalhando em condições difíceis. Quem faz esse trabalho com enxada sabe que é muito cansativo, com a máquina você cansa menos e produz mais”, reforçou o chefe do Executivo estadual.
O titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, pontua que a extensão rural e capacitação dos agricultores serão realizadas por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce).
“Há investimentos do Governo Estadual em parceria com o Governo Federal não só para a qualificação, mas também para ampliação da quantidade de técnico que é necessário para fazer esse acompanhamento do setor produtivo do Ceará”, complementa.
Conforme o produtor Valdemir Mesquita, conhecido como “Pé de mola”, um motocultivador tem a capacidade de preparar o solo de um hectare a cada quatro horas, diminuindo o tempo de produção e aumentando a produtividade do agricultor familiar.
“Estamos felizes com a iniciativa, é uma política que, de fato, chega aos agricultores, que são muito penalizados na ponta, para que eles possam aumentar a produção com menos esforço, porque a gente sabe que não é fácil fazer esse serviço utilizando uma enxada”, menciona.
Mesquita, que reside no Assentamento dos Grossos, no município de Santa Quitéria, acrescenta que o equipamento é adaptado às necessidades do agricultor familiar.
“Você vai estar com um equipamento que pode utilizar sozinho, vai se tornar um autônomo com total liberdade. É um equipamento de baixo custo de manutenção, você encontra as peças para trocar em qualquer lugar”, reforçou.
A representante da Cooperativa Cooperamuns, localizada na região de Crateús, Cláudia Martins, comemora a aquisição dos motocultivadores, afirmando que os equipamentos melhoram a comercialização de produtos e, consequentemente, a renda dos cooperados.
“Receberemos três motocultivadores na nossa região e estarão destinados ao uso de aproximadamente 100 pessoas, porque não é de uso individual, mas coletivo”, relata Cláudia.
Microtratores serão entregues em março de 2025, prevê Elmano
Durante o evento de distribuição de motocultivadores a entidades da agricultura familiar cearense, o governador do Estado, Elmano de Freitas (PT) anunciou que cerca de 250 microtratores agrícolas serão entregues até o dia 19 de março de 2025, Dia de São José, padroeiro do Ceará.
Estes equipamentos são utilizados para operar em pequenas e médias áreas de cultivo, desempenhando atividades relacionadas ao arado e plantio.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, o processo licitatório dos microtratores já foi aberto, contudo, a entrega dos equipamentos aos agricultores está prevista para março de 2025.
“Abrimos o processo de licitação dos microtratores, mas vamos entregá-los em breve para que possamos beneficiar a agricultura familiar. Estamos com todo o processo para que até o dia 19 de março de 2025 a gente possa entregar boa parte dessa mecanização”, reforçou.
O aporte desses micro tratores, conforme o secretário, foi de aproximadamente 70 milhões.