Enem dos professores deverá ser apresentado em novembro, diz Camilo
Projeto deverá ser apresentado em meio a pacote de medidas para valorização dos professores; MEC prevê criação de um "pé-de-meia da licenciatura"
13:25 | Out. 30, 2024
O Concurso Unificado para Professores, popularmente chamado de “Enem dos professores”, deverá ser oficialmente lançado no próximo mês de novembro. A informação foi dada pelo titular do Ministério da Educação (MEC), Camilo Santana, durante reunião do G20, realizada na manhã desta quarta-feira, 30, em Fortaleza.
No evento, ministro informou ainda que a proibição de celulares nas escolas deverá seguir critérios por idade.
O Concurso deverá ser anunciado em maio a um pacote de medidas do Governo Federal para a valorização dos professores. Entre as medidas previstas está uma versão do programa pé-de-meia dedicada às licenciaturas.
“Vai ter também dentro dessas ações um incentivo, tenho dito que vai ser até o pé de meia da licenciatura, que é pra estimular que jovens que estão fazendo o enem já possam ingressar na universidade com uma bolsa de apoio para esse jovem na universidade. É um conjunto de ações que o presidente Lula deverá apresentar em breve tanto para professores que já estão em sala de aula, como para novos professores que a gente quer recrutar”, antecipou Camilo.
Leia mais
O lançamento do pacote estava previsto inicialmente para o último dia 15 de outubro, data em que é comemorado o dia do professor em todo o território nacional. A informação foi antecipada pelo O POVO, do dia 6 do mesmo mês, depois de o ministro confirmar o retorno à pasta de educação após o fim das férias, dedicadas à campanha do então candidato à prefeitura de Fortaleza, Evandro Leitão (PT).
À época, o chefe da pasta nacional de educação afirmou, sem grandes detalhes, que voltaria à Brasília para preparar um “grande programa” para o magistrado nacional.
Entretanto, conforme dito por Camilo nesta quarta-feira, o anúncio não pôde ser realizado na data prevista por questões orçamentárias, já que era necessário alinhamento com o Ministério da Fazenda. (Com informações da repórter Alexia Vieira)