Governo do Ceará espera aumentar a participação de estudantes no Enem com o Pé-de-Meia

O incentivo de R$ 200 será entregue aos estudantes que fizerem a prova

Nos dias 3 e 10 de novembro, mais de cinco milhões de estudantes do País deverão realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No Ceará, quase 280 mil pessoas estão inscritas. Com o objetivo de encorajar os participantes, o Governo do Estado do Ceará promoveu, nesta quinta-feira, 17, mais uma edição do Esquenta Enem. A ação reuniu centenas de alunos, professores e autoridades na Vila Social da Messejana.

Durante o evento, o governador do Estado, Elmano de Freitas, comemorou a liderança no ranking de aprovações da rede pública estadual na edição de 2023, totalizando 22.531.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O secretário executivo de Equidade, Direitos Humanos, Educação Complementar e Protagonismo Estudantil do Ceará, Helder Nogueira, revela que, com a chegada do programa Pé-de-Meia, a expectativa é aumentar o número de participantes na edição de 2024. O incentivo de R$ 200 será entregue aos estudantes que fizerem a prova.

“Ano passado, nós batemos o recorde de participação nacional. Mais de 72% dos nossos estudantes participaram da ação Enem Vou 2 Dias. Com o Pé-de-Meia, estamos ainda mais otimistas de avançar nesses números”, explica.

Lançado em novembro de 2023, o Pé-de-Meia é um política pública financeira-educacional que tem como objetivo auxiliar na permanência e na conclusão escolar de estudantes do ensino médio. O programa atende alunos da rede pública, beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Os estudantes celebram a possibilidade de transformar os estudos em uma chance de fonte de renda. Atendido pelo programa, Bruno Luís, 17, conta que o incentivo financeiro, assim como as ações de relaxamento, o ajuda a se preparar para a prova. “A gente precisa de um dinheiro a mais, às vezes, então, é excelente”, comemora.

O influenciador Leo Suricate, responsável por conduzir um aulão motivacional para os participantes, falou sobre a importância do programa para os alunos da periferia. “O Pé-de-Meia é uma alternativa para o jovem ficar na escola, porque muitos de nós precisamos trabalhar enquanto estudamos. A gente não pode achar que vai resolver o problema da juventude apenas com o ensino, tem que ter outras alternativas de financiamentos e oportunidades”, conta.

Sucesso nas redes sociais, o criador de conteúdo conta que parou os estudos para se dedicar ao trabalho e revela que pretende fazer o Enem esse ano para voltar ao ensino superior. Ele confessa que concorrer com a garotada preparada durante todo o ano vai ser difícil, mas que não vai desistir. “Eu quero terminar meu curso, ter o meu diplominha, para ninguém olhar para mim e dizer que eu não sei fazer”, explica.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar